Novo “Avatar” com aventuras agora no fundo do mar
Sequência do filme estreia nesta quinta (15), 13 anos após o primeiro longa, e traz uma nova guerra entre Jake e os humanos
Escute essa reportagem
Elogiada como “obra prima” por alguns críticos, “Avatar: O Caminho da Água”, a aguardada sequência do filme de 2009, estreia nesta quinta (15) nos cinemas do Estado. Com a promessa de imergir os fãs no fundo do mar, o novo “Avatar” promete ação, aventura e um espetáculo visual inesquecível.
Aspectos técnicos, efeitos especiais e uso da tecnologia 3D devem proporcionar uma experiência inovadora no mundo de Pandora.
Dirigida por James Cameron, mesmo diretor do primeiro “Avatar” e de “Titanic”, a continuação apresenta os filhos dos personagens Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña).
Na trama, após a primeira batalha de Pandora entre os Na'vi e os humanos, Jake Sully vive pacificamente com sua família. Com o ressurgimento de uma antiga ameaça, contudo, ele inicia uma guerra contra os humanos novamente.
Antes mesmo da estreia, “Avatar: O Caminho da Água” já garantiu duas indicações para o Globo de Ouro 2023, nas categorias Melhor Filme de Drama e Melhor Diretor.
Em entrevista ao site de notícias de entretenimento ScreenRant, o diretor James Cameron explicou por que demorou mais de uma década para produzir a sequência de “Avatar”.
"A primeira coisa que levou tempo foi escrever quatro roteiros. Por que isso era importante? Queríamos que nossos atores soubessem para onde seus personagens vão, porque as decisões que eles tomam no início terão impacto nas decisões posteriores”, disse o diretor.
Relembre
A corporação humana R.D.A. explora um precioso minério chamado Unobtainium, em Pandora, um planeta a 4,4 anos-luz da Terra. O planeta é habitado por uma espécie humanoide chamada Na’Vi, que vive em completa integração com a natureza.
As tensões entre humanos e os “primitivos” de Pandora, como são considerados, atingem o ápice e, após uma intensa batalha, os humanos são expulsos do planeta.
Apesar de 13 anos de lançamento, o primeiro filme ostenta, até hoje, o título de maior bilheteria do cinema na história, com quase 3 bilhões de dólares, à frente de “Vingadores: Ultimato” e “Titanic”.
Alguns personagens
Jake Sully
Protagonista do filme, Jake Sully era um fuzileiro naval humano antes de entrar no programa Avatar. Ao conhecer os Na'vi, ele se aproxima do clã, se apaixona por Neytiri e passa a ser contrário ao R.D.A.
Neytiri
Esposa de Jake, Neytiri é um Na'vi do clã Omaticaya. Agora, ela volta como mãe de cinco filhos e está pronta para enfrentar qualquer batalha a fim de defender sua família e sua tribo.
Tonowari
Novo personagem do filme, o líder do clã Metkayina é responsável pelo bem-estar de seu clã, com coragem e disposição para guiá-lo em meio às batalhas contra humanos.
Coronel Miles Quaritch
Principal vilão da trama, ele luta para alcançar o objetivo de retirar os Na'vi do clã Omaticaya e explorar os depósitos do precioso minério unobtainium de Pandora.
Ronal
Ronal, membro do clã Na'vi, é uma forte e corajosa guerreira que, mesmo diante de perigos graves e grávida de um bebê, se junta ao seu povo e luta para proteger o que há de mais importante em todo o lar: sua família e sua casa.
“Profundamente leal e uma líder destemida”. É dessa forma que a atriz Kate Winslet, que interpreta Ronal, define a personalidade da personagem.
Outras estreias
“Argentina, 1985”
Dirigido por Santiago Mitre, o filme conta a história dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que investigaram e processaram a ditadura militar da Argentina, em 1985.
O longa foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro 2023.
“O Homem Que Vendeu Sua Pele”
Dirigido por Kaouther Hania, o filme conta a história de um jovem sírio que foi para o Líbano para fugir da guerra. Para viajar pela Europa, ele aceita ter suas costas tatuadas por um artista, porém, a decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade.
“Ela Disse”
Dirigido por Maria Schrader, o filme conta a história das jornalistas Megan Twohey e Jodi Kantor, do New York Times, que descobriram uma história que ajudou a divulgar o movimento “#MeToo”, rompendo décadas de silêncio sobre o tema do assédio sexual em Hollywood.
“Eclipse”
A comemoração de 10 anos do fim da franquia “Crepúsculo” continua com o relançamento do terceiro filme, “Eclipse”, nesta quinta (15), em cinemas de todo o mundo.
No filme, Bella precisa escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob.
“Plano A”
Dirigido por Yoav Paz e Doron Paz, o filme se passa em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. No longa, um grupo radical de judeus sobreviventes do holocausto sonha com uma retaliação contra os nazistas e planeja envenenar o sistema de água na Alemanha.
Filmes e curtas com exibição gratuita
Curtas, longas e webséries capixabas, além de obras de diretoras francesas. Os apaixonados por cinema podem comemorar: entre esta quinta e o próximo dia 21, há produções em cartaz no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória.
A mostra “Pioneiras do Cinema” irá exibir as obras de diretoras francesas, como o documentário “Alice Guy-Blaché: A História não Contada da Primeira Cineasta do Mundo”, de Pamela B. Green, e “O Rei dos Elfos”, de Marie-Louise Iribe, até segunda-feira (19).
Já a “Semana do Audiovisual Capixaba” exibe curtas, médias, longas-metragens e webséries capixabas e acontece até o próximo dia 21.
A programação dos eventos é gratuita e pode ser consultada no site cinema.ufes.br.
Comentários