X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova vacina contra pneumonia em clínicas

A Vaxneuvance 15V é indicada para criança saudável menor de 5 anos e pessoas com comorbidades de 5 a 59 anos


Imagem ilustrativa da imagem Nova vacina contra pneumonia em clínicas
A infectopediatra Euzanete Cozer ressalta que a vacina pode ser aplicada a partir de dois meses de idade |  Foto: Fabio Nunes/AT

Chegou às clínicas particulares do Espírito Santo a nova vacina contra a doença pneumocócica, a vacina Vaxneuvance 15V (valente).

A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Essa bactéria pode afetar diversas partes do corpo e causar doenças como pneumonia, meningite e septicemia (infecção generalizada) e até otite (infecção no ouvido).

Leia mais sobre Cidades

Nas clínicas CVP Vacinas, Burian Vacina, SIS Vacina e São Miguel já é possível encontrar o imunizante. Ele pode proteger contra 15 sorotipos causadores da doença, entre eles o 3, 4, 5, 9V, 14, 18C, 19A, 22F, 23F e 33F.

Segundo a infectologista, pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) - Regional Espírito Santo, Ana Paula Burian, neste ano, pela primeira vez no País, as meningites causadas pelo pneumococo estão em maior número do que as causadas pelo meningococo.

Ana Paula explica que a pneumocócica 15V tem dois sorotipos a mais que a 13, os sorotipos 22F e 33F, e protege contra os mesmos sorotipos das 10.

“Ela foi lançada dia 16 de setembro, em São Paulo. É indicada para criança saudável menor de cinco anos de idade e pessoas com comorbidades de cinco a 59 anos”.

Segundo o calendário vacinal da SBIm, em pessoas acima de 60 anos é indicada uma dose.

A médica reforça que quem é saudável e tomou o esquema completo da 13 não precisa tomar a nova vacina. “Isso é uma recomendação da SBIm e da Sociedade Brasileira de Pediatria. O médico é quem vai avaliar se o paciente com algum fator de risco grave precisa refazer ou não a vacina”.

A infectopediatra Euzanete Cozer ressalta que a vacina pode ser aplicada a partir de dois meses de idade nas crianças. “Dependendo da idade que começar a vacinar, varia o número de doses”.

A pneumologista Ciléa Victória Martins frisa que a bactéria pneumocócica é a mais comum de provocar as pneumonias comunitárias, tanto na fase da infância quanto também nos idosos. “Vale lembrar que temos outros tipos de bactérias”, alerta.


Opinião

Imagem ilustrativa da imagem Nova vacina contra pneumonia em clínicas
"Essa nova vacina faz muita diferença do imunizante disponível no SUS. Ela pode ser administrada com outras vacinas, sem o menor risco” - Ana Paula Burian, infectologista e presidente da SBIm - Regional Espírito Santo |  Foto: Divulgação

Fique por dentro

Vacina
A vacina Vaxneuvance 15-valente, para prevenção da doença pneumocócica, está disponível para aplicação na rede privada.

O imunizante, da farmacêutica MSD Brasil, pode proteger contra 15 sorotipos causadores da doença, entre eles o 3, 4, 5, 9V, 14, 18C, 19A, 22F, 23F e 33F.

Doses
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda a nova vacina para crianças entre 2 e 15 meses de vida, com esquema vacinal em quatro doses, com dois meses de intervalo entre a primeira (dois meses de vida) e terceira aplicação, além de uma dose de reforço (entre 12 e 15 meses de vida). Ela pode ser administrada com outras vacinas.

Entre 5 e 59 anos, é recomendada em situações que justifiquem presença de comorbidades. Acima dos 60 anos é indicada uma dose, segundo calendário vacinal da SBIm.

Valor
A média de cada dose pode variar entre R$ 350 e R$ 400.

Tipos
Há agora quatro vacinas disponíveis para pneumococos: pneumocócicas conjugadas 10V (disponível no SUS), 13V e 15V e pneumocócica polissacarídica 23V (casos específicos).

Fonte: Especialistas consultados e MSD.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: