X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova frente fria pode agravar problemas circulatórios e do coração


Com a previsão de queda nas temperaturas, especialistas explicam o agravamento de problemas circulatórios e do coração, em decorrência do frio intenso.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural prevê a chegada de três frentes frias no Estado, neste mês.

Imagem ilustrativa da imagem Nova frente fria pode agravar problemas circulatórios e do coração
Termômetro registra 19ºC na Praia do Suá, em Vitória |  Foto: Fábio Nunes / AT

A exposição longa a temperaturas muito baixas acentua problemas de saúde em algumas pessoas como hipertensos, diabéticos, tabagistas e com mais de 65 anos de idade.

O cirurgião vascular Brenno Seabra explica que isso ocorre devido ao efeito da diminuição da temperatura: o corpo, para manter-se quente, contrai os vasos sanguíneos que diminuem de tamanho. As extremidades do corpo – mãos e pés – sofrem com a dificuldade de circulação do sangue, ocasionando o surgimento de feridas.

“Em casos mais extremos, pode ocorrer com moradores de rua, é necessário fazer uma amputação por baixa temperatura”, cita.

O cirurgião vascular José Marcelo Corassa esclarece que entre os pacientes com aterosclerose, ou seja, aqueles que têm as artérias comprometidas, esses problemas são mais comuns.

Imagem ilustrativa da imagem Nova frente fria pode agravar problemas circulatórios e do coração
Corassa: “Substâncias inflamatórias aumentam o risco da trombose” |  Foto: Dayana Souza/AT

Um exemplo é o fenômeno de Raynaud, consequência da reação do corpo ao frio intenso. A doença afeta principalmente mãos e pés, deixando-os pálidos e ocasionando dor, desconforto, formigamento, câimbras e endurecimento dos dedos.

Ele ainda cita o aumento no número de infartos na época do frio, em razão da diminuição do diâmetro das artérias. A dificuldade na passagem do sangue aumenta inclusive o risco de trombose arterial e gangrena.

Já de acordo com o cardiologista e coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha, o médico Diogo Oliveira Barreto, o frio é considerado um fator de risco para problemas cardiovasculares pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

As temperaturas muito baixas, geralmente abaixo dos 14ºC, causam complicações em decorrência de pressão alta como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: