X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nova ciclovia na Avenida Rio Branco deve ficar pronta em nove meses

Depois de sete anos de impasse, começa hoje a obra na avenida Rio Branco, no trecho entre Praia do Canto e a ponte Ayrton Senna

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 19/07/2022 16:20 h

As obras de implantação da ciclovia na avenida Rio Branco, no trecho da Praia do Canto, começam hoje, após sete anos de impasses. As intervenções têm início depois de amplo debate com a comunidade da região, que fez questão de participar de todos os detalhes do projeto, principalmente no que diz respeito às vagas de estacionamento e à continuidade das árvores no local.

A nova ciclovia, que ficará localizada no canteiro central de  uma das vias mais importantes de Vitória, contará com cerca de um quilômetro de extensão e fará ligação da avenida Rio Branco, no trecho da Praia do Canto, entre a ponte Ayrton Senna e a Reta da Penha. 

O prazo de conclusão das intervenções é de nove meses. Para evitar trânsito no local, as obras começam em período de recesso escolar, quando o fluxo de veículos na região é menor.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, o diálogo com a população definiu que todas as 174 vagas de estacionamento continuarão na avenida. 

“Além da continuidade das vagas, todas as árvores serão mantidas no local”, garantiu.

O aposentado Eurico dos Santos, 71 anos, usa bicicleta com frequência para se locomover. Morador da Praia do Canto, ele acredita que a ciclovia trará benefícios para a região. “Quando as obras forem finalizadas, será muito bom. Hoje, o ciclista precisa passar pelas calçadas e, por isso, o pedestre acaba prejudicado”, conta. 

Lino Gouveia e Eurico dos Santos comemoram a construção do novo espaço para tráfego de bicicletas

Nova ciclovia em Vitória pronta no ano que vem

Na foto: O aposentado Eurico dos Santos, 71, e o atleta e personal bike Lino Gouveia, 41

Foto: Douglas Schneider
Lino Gouveia e Eurico dos Santos comemoram a construção do novo espaço para tráfego de bicicletas Nova ciclovia em Vitória pronta no ano que vem Na foto: O aposentado Eurico dos Santos, 71, e o atleta e personal bike Lino Gouveia, 41 Foto: Douglas Schneider |  Foto: Douglas Schineider/AT
 

Uma das principais vantagens será o fim do tráfego de bicicletas na pista de veículos. Ainda segundo Eurico, isso evitará possíveis acidentes.  

“Circular pelas vias é difícil. Os carros não têm espaço para respeitar a distância de 1,50m determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, afirma.

O paraciclista Lino Gouveia, 43 anos, se posiciona a favor da construção da ciclovia, desde que haja instrução aos usuários. “Penso que a Guarda Municipal deverá orientar o ciclista, pedestre e motorista. Uma boa ideia é a impressão de cartilhas com instruções”, opina. 

Por ser atleta portador de necessidades especiais (PNE), outra preocupação de Gouveia é a velocidade dos usuários da ciclovia. 

“É importante que o ciclista entenda que a ciclovia não é pista de corrida”, afirma. 

As obras fazem parte do Plano Vitória e contam com R$ 3,5 milhões em investimentos.


Saiba mais 

Obras

Começam hoje as intervenções na avenida Rio Branco. As obras iniciam após sete    anos  de conversa com moradores e comerciantes. O projeto acabou sendo aprovado em fevereiro de 2021.

Dinâmica

As obras acontecerão por partes. A primeira terá início no trecho da  Rio Branco que vai da Reta da Penha  em direção à rua Elesbão Linhares. 

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS