Nova chance de vida com histórias de fé e superação
Devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, contam como a fé na santa foi importante em suas trajetórias
Escute essa reportagem
A fé pode ser uma aliada em momentos de crise e de superação? Algumas pessoas acreditam que sim. Quando a solução não parece próxima e tudo muito difícil, acreditar no divino é confortante.
E a padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha, que está sendo homenageada com a Festa da Penha até segunda-feira, é o porto-seguro de muita gente.
As histórias de fé são variadas e emocionantes, como a da pedagoga Maria Conceição Veloso, de 44 anos. Ela contou que é devota da santa desde criança e que viu sua fé florescer ainda mais quando foi diagnosticada com câncer no reto em julho do ano passado.
De agosto a dezembro, passou pelo tratamento e, ao longo desse período, sempre olhava o Convento da Penha pela janela, pois morava perto do local, e fazia preces à santa. Em fevereiro deste ano, seus médicos afirmaram que o tumor tinha sumido.
“Tenho certeza que foi pelas mãos dela que eu consegui. Eu pedia: 'Nossa Senhora da Penha, segura a minha mão, senão não vou aguentar'. E eu sentia que ela segurava”, disse.
A fé também faz parte da vida da costureira Maria de Lourdes Moura, de 58 anos, que é devota de Nossa Senhora da Penha. Em março de 2021, ela teve um caso grave de covid-19 e ficou em coma. De acordo com os médicos, não conseguiria se recuperar.
No entanto, segundo ela, um milagre aconteceu. “Um dia antes do dia de Nossa Senhora da Penha, os médicos avisaram à minha família que eu não sobreviveria àquela noite. O padre da paróquia que frequento me visitou e me ungiu da cabeça aos pés. Acredito que ele foi guiado por Nossa Senhora da Penha. Ela me salvou”, comentou.
No dia seguinte, data da padroeira, Maria apresentou melhora e, no dia 5 de maio, acordou do coma.
Celebração
A Festa da Penha é uma das maiores e mais antigas festas religiosas do Brasil, reunindo devotos de todo o País. Ela é realizada no Convento da Penha, em Vila Velha, e conta com uma programação recheada, com missas, romarias e shows. Ela teve início no domingo de Páscoa e será realizada até a próxima segunda-feira.
Escapou de infarto
Devoto de Nossa Senhora da Penha desde a infância, o comerciante João Andrade, de 68 anos, contou que a santa foi o motivo dele ter vencido um infarto, em 2017.
“Na hora que estava passando mal, pedi a ela. E a agradeço. Depois desse problema, não senti mais nada. Estou saudável”, contou João.
Ele participa da tradicional Romaria dos Homens, que faz parte da Festa da Penha, há 50 anos, e nos últimos oito anos, vai acompanhando de sua filha, a psicóloga Tainá Andrade.
Leia mais
Candidata se envolve em briga e está fora do Miss ES 2023
Entenda o que é a gripe aviária H3N8 e os riscos para a saúde mundial
Religião tem influência no tratamento de pacientes
Além daqueles que creem no divino, especialistas também confirmam o poder da fé.
Segundo o doutor em Ciências da Religião Kenner Terra, o apego à espiritualidade e à religião influencia positivamente na saúde de pacientes com câncer.
“Pesquisas mostram que pacientes que creem em Deus ou em forças divinas enfrentam com mais coragem, esperança e resiliência o tratamento. Pode melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a vitalidade”.
O mesmo afirmou Attilio Provedel, que atuou como coordenador do Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
“Ela pode oferecer um vislumbre de esperança, imbuir sua existência com uma sensação de propósito e um sentimento gratificante de significado. Quando alguém acredita em um poder superior, pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, e pode até ajudar a pessoa a encontrar um sentido em suas dificuldades”.
José Genilson Alves Ribeiro, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirmou que a fé pode contribuir na recuperação de pacientes.
“O pensamento atua na base da matéria, no mundo subatômico, influenciando seu funcionamento. Quando temos pensamentos positivos, liberamos certas substâncias que produzem um efeito positivo profundo em nossas células”, afirmou.
Interdições e reforço na segurança para romaria
A Romaria dos Homens, um dos momentos mais aguardados da Festa da Penha, vai acontecer neste sábado, a partir das 19 horas, e a Prefeitura de Vitória afirmou que está trabalhando para deixar tudo organizado para o público.
“Estamos preparando uma grande estrutura para receber milhares de romeiros e pessoas de várias partes do País. Tivemos a pandemia e, agora, é o momento de celebrar a fé e oferecer aos romeiros todas as condições para um percurso seguro e agradável”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Com o objetivo de assegurar a segurança dos fiéis, por exemplo, a prefeitura da capital afirmou que a Guarda Municipal disponibilizará agentes de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Proteção Comunitária. Seis motociclistas da corporação apoiarão os fiéis e a Guarda Municipal também oferecerá drone para garantir a segurança da celebração.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, afirmou que a expectativa da organização da Festa da Penha é de que a Romaria dos Homens receba 600 mil pessoas.
“O evento tem grande importância para a cidade e para o Estado. Para isso, montamos uma grande estrutura, com hidratação, segurança, banheiros e limpeza no percurso, de forma a acolher todas essas pessoas”, disse Luciano.
A Central de Serviços instalará 150 banheiros químicos no trecho entre a Catedral e a região da Rodoviária de Vitória, assim como fará a limpeza total do percurso na capital e reforçará a pintura dos meios-fios nas vias por onde passará a romaria. Haverá dois pontos para hidratação dos romeiros: Parque Moscoso e Rodoviária de Vitória.
É válido ressaltar que a romaria sairá da Catedral de Vitória com destino à Prainha, em Vila Velha. Segundo a prefeitura da capital, algumas intervenções serão feitas.
As ruas Professor Baltazar e José Marcelino (ao redor da Catedral), em Vitória, serão interditadas a partir das 14 horas de sábado, enquanto a avenida Jerônimo Monteiro será temporariamente interditada ao fim da missa que antecede a partida dos romeiros.
Leia mais
Fórum realiza mutirão para emissão de carteira de identidade no ES
Projeto leva oficina gratuita de animação para idosos de cidade do ES
Comentários