X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nível dos rios sobe e deixa cidades do Estado em alerta

Chuvas dos últimos dias provocaram aumento drástico do volume de água dos rios, e a preocupação é com as enchentes


Após um longo período de seca que fez cair o nível dos rios em todo o Estado, a situação agora começa a se inverter.

As constantes chuvas dos últimos dias provocaram um aumento drástico do volume de água dos rios, deixando alguns municípios em alerta para transbordamento e alagamento das ruas.

A situação é mais crítica no Sul do Estado. Em Cachoeiro de Itapemirim, o Rio Itapemirim chegou a 1,70 metro acima do nível normal. Na quarta-feira (20), baixou para 1,10m, mas a Defesa Civil manteve o alerta, pois ainda chove nas cabeceiras. 

Também continuam em situação de alerta os municípios de Castelo, Vargem Alta e Dores do Rio Preto.

Em Castelo, o Rio Castelo chegou a 2,7 metros acima do nível normal e alagou ruas dos bairros Niterói e Garagem. O prefeito da cidade, João Paulo Nali, informou que o plano de contingência das enchentes  foi acionado. Ao todo, 42 servidores, além de veículos e equipamentos foram deslocados para auxílio preventivo aos moradores ribeirinhos.

Já a Defesa Civil está monitorando as águas que descem pelo afluente que corta a cidade. Até o momento, não há famílias desalojadas.

No distrito de Pacotuba, em Cachoeiro, os moradores viveram momentos de tensão, com medo de a água invadir suas casas. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Elio Carlos Miranda, uma equipe do órgão permaneceu até as 23h30 da última terça-feira (19) monitorando o rio.

“Chegou à cota de transbordo, o nível chegou a 2,30 metros, mas depois estabilizou. Quando percebemos que não subiria mais, tranquilizamos a população”, disse.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Ahnert, ressaltou que o governo do Estado está monitorando as vazões, principalmente no Sul do Estado. “Existe a preocupação, pois a região recebe um índice maior de chuva e tem histórico de inundação”, disse.

Na Grande Vitória, o nível dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória também subiu, mas não há risco, no momento, de extravasamento.

Governo mantém estado de atenção  para a seca

Apesar da chuva das últimas semanas, o governo do Estado manteve o estado de atenção para a ameaça de escassez hídrica.

O decreto está em vigor desde o dia 24 de setembro, quando o Espírito Santo atravessava um longo período de seca prolongada. 

A resolução, publicada  pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), fez uma série de recomendações para a economia de água. O objetivo era evitar o desperdício e descartar situações mais drásticas, como o racionamento.

“Quando a Agerh fez a resolução, o nível dos rios estava muito baixo, e não tínhamos a confirmação de um período chuvoso. Como ainda estamos na fase inicial das chuvas, achamos prudente não tirar o estado de atenção porque ainda precisamos observar se nível e vazão vão se estabilizar”, afirmou o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.

Em setembro, o nível e a vazão dos principais rios do Estado estavam em queda, aproximando-se da situação crítica, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Grande Vitória.

“Quando está chovendo, naturalmente fica mais alto, como está agora. Mas teremos dias sem chuva, e nesse período a vazão cai. É quando precisamos observar para verificar se estão estabilizados em valores normais”, explicou Fábio Ahnert.

Quando decretou o estado de atenção, a Agerh fez uma série de recomendações para moradores, prefeituras, indústrias e agricultura. 

Aos moradores, a orientação é para que fosse evitado lavar calçadas e veículos com o uso de mangueiras. Já para os empreendedores agrícolas, a recomendação é para que adotassem, preferencialmente, o período noturno para irrigação dos cultivos, bem como ampliassem o uso racional e de captações de águas de chuva.

Mesmo com a possível saída do Espírito Santo do estado de alerta, Fábio Ahnert diz que o uso racional da água precisa ser uma atitude constante. “É preciso manter, transformar em uma cultura saudável de economia”, afirmou.

 

Imagem ilustrativa da imagem Nível dos rios sobe e deixa cidades do Estado em alerta
Fabio Ahnert: economia de água |  Foto: Divulgação/Agerh

Saiba mais

Nível dos rios

Rio Itapemirim

Chegou a 1,70 metro acima do nível normal durante a chuva dos últimos dias.

Rio Castelo

Chegou a 2,7 metros acima do nível normal também em função das chuvas dos últimos dias.

Vazão dos rios

Rio Jucu

A vazão média é de 15.950 litros por segundo.

O nível crítico é de 6.260  litros por segundo.

Em setembro, a vazão chegou a 8.289  litros por segundo

Agora, está em 43.272  litros por segundo.

Rio Santa Maria da Vitória

A vazão média é de 7.525 litros por segundo.

O nível crítico é de 2.895 litros por segundo.

Em setembro, chegou a 3.135 litros por segundo.

Agora, está em 26.901  litros por segundo.

Fonte: Agerh e Defesa Civil dos municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: