Neblina no céu de Vitória e Vila Velha chama atenção de capixabas
Incaper explicou a formação das nuvens baixas observadas nesta quinta-feira
Escute essa reportagem
Uma névoa vista por capixabas nesta quinta-feira (08) chamou a atenção dos moradores de Vila Velha e da capital. Vários registros do céu foram compartilhados nas redes sociais e muitos se mostraram intrigados com o fenômeno.
Perguntado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explicou que a névoa foi resultado do aumento da umidade durante a madrugada, combinada à uma circulação fraca dos ventos. Uma camada de nuvens baixas foi formada, encobrindo alguns pontos.
O Incaper também explicou que a névoa registrada hoje é do tipo "névoa úmida de encosta", popularmente conhecida como neblina, e se difere de um nevoeiro, onde a visibilidade fica menor, com menos de 1000 m de visibilidade. Já a névoa se caracteriza pela visibilidade de até 1000 m.
Ainda segundo o Instituto, névoa úmida e nevoeiro não são frequentes em regiões como a Grande Vitória, mas se formam todos os anos, mesmo que poucas vezes. A névoa úmida se dissipou ainda pela manhã e não chegou a afetar os pousos e decolagens do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, na capital.
Veja as fotos e vídeos registradas pelos moradores:
Comentários