“Não é possível ser feliz 100% do tempo”, diz psicóloga
Especialistas alertam que aceitar os altos e baixos da vida é essencial para cuidar da saúde mental e cultivar o bem-estar
Escute essa reportagem

Em alguns momentos, você vai estar triste. Em outros, algo bom pode acontecer com alguém que você ama. Pode acordar feliz sem motivo e ter o dia estragado por um comentário negativo nas redes sociais. Especialistas lembram que estar feliz o tempo todo é impossível, e tudo bem com isso.
“Conquistar a felicidade é um desafio para todo mundo. Não é possível ser feliz 100% do tempo. Até por que, a vida traz dificuldades para todas as pessoas”, afirma a psicóloga Ana Carolina Milanez, “Mas hoje em dia temos muitas possibilidades de cuidar do nosso bem-estar”, ressalta.
Ter consciência disso é um passo importante para cuidar da saúde mental, acrescenta a psicóloga Carolina Rodrigues.
“Sentir tristeza, cansaço ou desânimo não é falha. Há muito mais potência em quem se pergunta sobre o sentido da vida do que em quem apenas performa felicidade”, explica.
Carolina também aconselha jovens a buscarem relações onde haja escuta real – e não apenas curtidas. Além de reconhecer limites e abrir espaço para sentimentos.
“Às vezes, o simples gesto de nomear o que dói já começa a mudar a relação com a dor. E quando possível, contar com a ajuda profissional pode ser um divisor de águas”.
Além do apoio psicológico, cuidar do corpo também ajuda. O psiquiatra Fernando Tonelli reforça a importância de hábitos saudáveis.
“O maior fator independente do adoecimento é o sedentarismo. É pior que obesidade e tabagismo. Fazer atividade física regularmente e ter uma alimentação colorida contribui para a felicidade”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários