X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Na pandemia, eles estão juntos no amor e nos negócios


Conciliar a vida afetiva e profissional exige equilíbrio e disciplina para separar os papéis atribuídos a cada um, afirmam psicólogos.

Casais que dividem o mesmo ambiente de trabalho precisam criar sua própria rotina para lidar com os obstáculos que surgem dentro e fora da empresa.

Imagem ilustrativa da imagem Na pandemia, eles estão juntos no amor e nos negócios
Helena Aniceto e Rainer Pelissari investiram em trabalho manual com plantas e abriram sua própria empresa |  Foto: Dayana Souza/AT

O casal Ana Luisa Oliveira, 24, e Marco Aurélio Ninni, 33, trabalhava em um restaurante, mas, devido às medidas de isolamento social, o local precisou ser fechado e os dois ficaram desempregados.

A partir daí, surgiu a ideia de criar kits para namorados com pão, molhos caseiros e vinhos.

“Gostamos de cozinhar e, com isso, planejamos captar recursos, neste momento, com nossas capacidades caseiras. Pretendemos também proporcionar a outros casais uma experiência única no Dia dos Namorados”, salientou Ninni.

Já Helena Henrique Aniceto, 22, e Rainer Pelissari, 24, optaram pelo trabalho manual com terrários (minijardins) e abriram sua própria empresa.

Para manter tudo alinhado e não deixar a rotina afetar a relação e nem o comportamento no trabalho, os dois buscam ajuda de profissionais.

“Com a pandemia, tem ficado todo mundo em casa, estressado, mas fazemos terapia, para tentar aliviar a tensão e colocar a cabeça no lugar. É difícil, mas conseguimos nos adaptar, e esse trabalho também se torna uma terapia”, relatou Helena.

Para a psicóloga Claudia Salles, é importante ter maturidade para não levar para o lado pessoal as discussões referentes ao negócio.

“Papéis bem definidos, atividades delineadas, cada um com sua função, para evitar invadir o poder de decisão do outro” explicou.

“Neste período de pandemia, definam um horário máximo para trabalhar. Depois, tomem banho, troquem de roupa e sejam um casal”, disse a psicóloga.

Imagem ilustrativa da imagem Na pandemia, eles estão juntos no amor e nos negócios
O casal Ana Luisa e Marco Aurélio aproveitou o gosto pela culinária e passou a preparar kits românticos, com pão, molho caseiro e vinho |  Foto: Fábio Nunes/AT

Analista do Sebrae, Carlos Perrin disse que, durante a pandemia do novo coronavírus, a opção de empreender aumentou. “Nesse momento de desemprego, as pessoas têm buscado, por meio de videoaulas, novas competências para poder gerar e complementar a renda”, contou.

“Qualquer um pode empreender e usar as datas comemorativas como piloto para testar suas habilidades”, observou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: