X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mutirão para mudar nome de pessoas trans e travestis de graça no ES

Este é o terceiro ano de parceria entre a associação responsável pela ação e a Defensoria Pública do Espírito Santo


Imagem ilustrativa da imagem Mutirão para mudar nome de pessoas trans e travestis de graça no ES
Documento de identidade |  Foto: Reprodução/Arquivo AT

Um mutirão, que vai acontecer das 09 horas às 16h desta sexta-feira (22), vai acertar o nome e gênero nos documentos de pessoas transexuais e travestis de todo o Estado. A ação é uma parceria do Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) com a Defensoria Pública do Espírito Santo.

De acordo com a Coordenadora de Ações e Projetos da associação, Deborah Sabara, todas as pessoas, de qualquer cidade capixaba, podem participar da ação, que vai acontecer na sede da Gold, que fica no edifício Alexandre Buaiz, sala 202, na avenida Presidente Florentino Avidos, Centro de Vitória. 

Ainda de acordo com Sabara, esta é a terceira edição da parceria entre a associação e a Defensoria do Estado. Na última, ela contou que 150 pessoas conseguiram acertar seus documentos.

O serviço faz parte da V Semana de Cidadania LGBTQIA+ de Vitória, que além da retificação de documentos, vai contar com sessão de cinema em presídios, piquenique, queimada LGBTQIA+ e terminar com o XI Manifesto do Orgulho LGBTQIA+, mais conhecido como a Parada LGBT do Espírito Santo.

Ao Tribuna Online, Deborah relatou que a retificação de documentos faz parte dos cuidados com a saúde da população trans e travesti.

"Não é só não sofrer mais constrangimento em uma loja, na hora de comprar uma passagem ou de apresentar um documento para a entrar em um órgão público. É cuidar da nossa saúde física, mental e social. Nós, pessoas trans, passamos por todo esses sofrimentos e, às vezes, por estigma dos nossos próprios familiares. Então, o nome contribui com a autoestima, com a dignidade e com o prazer de sermos chamadas pelo nome que nós escolhemos", explicou.

Aos pais e familiares, a coordenadora pediu que fiquem do lado de seus filhos. "Eles não vão deixar de ser trans, então os ajude a fazer a retificação de registro. Nós tomamos essa decisão muito cedo, algumas fazem a transição tardia, mas a retificação é feita ainda na adolescência. Então apoiem seus filhos e suas filhas".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: