Mutirão de vacina contra covid, gripe e sarampo hoje no Estado
Postos de saúde vão oferecer imunizantes contra covid, gripe e sarampo. Previsão é aplicar 70 mil doses
Escute essa reportagem
O sábado (28) terá uma programação especial: chamado de Dia D, o mutirão de vacinação contra a covid-19, influenza (gripe) e sarampo acontece hoje no Espírito Santo.
Em virtude das baixas coberturas vacinais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiu, em conjunto com as secretarias municipais, que as 78 cidades capixabas participem do mutirão para melhorar a adesão.
Quem está com a cobertura vacinal atrasada para outros imunizantes poderá aproveitar o dia para se vacinar, já que municípios irão disponibilizar doses de acordo com o seu estoque.
“A nossa expectativa é que, com as ações que os municípios vão desenvolver, possamos chegar a cerca de 70 mil doses aplicadas somente no sábado (hoje). A orientação é que os profissionais aproveitem a oportunidade deste dia para ofertar não só a vacina da covid-19, mas também as demais vacinas da rotina da criança, adolescente e de toda família”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.
A coordenadora observa que as doses dos imunizantes podem ser administradas de maneira simultânea, exceto para as crianças de 5 a 11 anos que, caso recebem a vacina da covid-19, precisam aguardar 15 dias para receber outra.
O gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, disse que, no Estado, 1.480 milhão de pessoas estão com doses de reforço contra a covid atrasadas.
Lauro Ferreira Pinto, infectologista, também incentivou que as pessoas aproveitem o dia para se imunizarem. “Nós estamos com baixa cobertura vacinal no Brasil inteiro. Tem risco de sarampo. Nós estamos começando o frio e novamente tem o ressurgimento de casos de covid e de gripe”.
Ele orientou que as pessoas aproveitem o mutirão para colocar as outras vacinas em dia, entre elas a de meningite, diante dos casos registrados no Estado.
O infectologista Carlos Urbano também chamou a atenção para a vacinação, já que a cobertura está muito baixa para gripe, sarampo, covid, hepatite B, entre outras. “É essencial que os pais levem as crianças para se vacinar porque elas podem pegar e, além de disso, transmitir”.
“Aproveitem o dia: vacinas salvam vidas”

Atenta ao calendário, a aposentada Inês Bridi, 74 anos, tomou a vacina contra a covid-19 e influenza na última quinta-feira (26) na Unidade Básica de Saúde de Ataíde, Vila Velha. “Tomei a quarta dose (covid) e aproveitei para tomar a de gripe”.
A aposentada disse que até o ano passado não tinha o hábito de se imunizar contra a gripe, pois raramente ficava gripada.
“Depois que veio a pandemia, aprendi que eliminando uma doença é mais fácil tratar outra. Eu não peguei covid, mas perdi um sobrinho antes dele conseguir a vacina”.
Sobre o mutirão hoje, Inês disse que vai avisar as pessoas e mandou um recado. “Aproveitem o sábado para colocar as vacinas em dia. Afinal, vacinas salvam vidas”.
Quarta dose em setembro
Aguardada por muitas pessoas, a quarta dose, também chamada de dose de reforço anual contra a covid-19, deve ser disponibilizada a partir de setembro no Estado para os adultos em geral.
Essa é a expectativa, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. “Neste momento, o foco é alcançar 90% do público-alvo que está sendo imunizado nos próximos 90 dias.”
Ele frisou que para o último quadrimestre do ano (a partir de setembro), a expectativa é que o reforço anual comece a ser aplicado na população adulta que já recebeu três doses.
Ontem, ele voltou a reforçar a importância da vacinação. “Nas últimas 24 horas, o Estado confirmou duas mortes. As duas eram de pacientes com esquema vacinal em atraso”, ressaltou.
Saiba mais
Quem pode se vacinar
Influenza
- Fazem parte dos públicos-prioritários crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, grávidas e mulheres que tiveram bebês. trabalhadores da saúde, indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
Sarampo
- Crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.
Covid-19
- A vacinação ocorre a partir dos 5 anos e, todos aqueles que estiverem com esquema em atraso, devem procurar o serviço de saúde.
Programação
Vitória
- A campanha contra influenza (gripe), sarampo e covid-19 será das 8h às 17 horas. O agendamento, pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online, foi aberto na quinta-feira, mas até a noite de ontem ainda havia vagas.
Locais
- A vacinação ocorre na Igreja Batista em Jardim da Penha e nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Bairro República, Ilha das Caieiras, Resistência, Andorinhas, Consolação, Grande Vitória, Alagoano, Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Vitória, Santa Luiza e Ilha de Santa Maria.
Cariacica
- Os moradores poderão se proteger contra covid-19, gripe e todos os imunizantes de rotina.
Locais
- Nas Unidades Básicas de Saúde de Padre Gabriel, Cariacica-Sede, Nova Canaã, Oriente e Jardim Botânico, das 7h30 às 16 horas.
- No Shopping Moxuara, também haverá vacinação para todos os públicos, mas apenas contra covid-19 e gripe, das 10h às 18 horas.
Serra
- Na campanha, haverá imunização contra infuenza, sarampo, covid-19 (todos os públicos) e demais vacinas de rotina. Tudo sem agendamento.
Locais
- Das 8h às 16 horas, nas Unidades de Saúde de Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada, Serra-Sede, Jardim Carapina, Nova Almeida, Carapebus, Planalto Serrano B, Nova Carapina II, André Carloni, Parque Residencial Laranjeiras, Central Carapina, Laranjeiras Velha e Bairro de Fátima.
- Das 9h às 16 horas, na EMEF Abel Bezerra, em Feu Rosa.
- Shopping Montserrat: Das 10h às 17 horas, as equipes que atuam na Vacinação em Família irão imunizar toda a população contra a covid-19 e gripe (todos os grupos prioritários da campanha, exceto crianças entre seis meses e menores de 5 anos).
Vila Velha
- Vai realizar campanha contra gripe, sarampo e covid (para o público acima de 5 anos que precisa completar o esquema vacinal), das 9h às 15h.
Locais
- Maanaim de Boa Vista e Unidades de Saúde do Ibes, Vila Batista, São Torquato e Terra Vermelha.
Fonte: Sesa e prefeituras citadas.
Comentários