Mutirão com 20 tipos de vacina para atualizar caderneta
Campanha segue até o próximo dia 31 nas unidades básicas de saúde dos municípios. Estado recebeu mais de 350 mil doses

O Dia D da Campanha de Multivacinação mobilizou todo o Estado em prol da cobertura vacinal dos capixabas ontem. Com amplo acesso a 20 tipos de imunizantes, crianças e adolescentes puderam atualizar a caderneta de vacinas
O mutirão tem como objetivo imunizar menores de 15 anos que ainda não receberam as vacinas previstas no Calendário Nacional, bem como ofertar a vacina contra a HPV para adolescentes de 15 a 19 anos.
A Campanha de Multivacinação segue até o próximo dia 31 nas unidades básicas de saúde de cada município, grande parte funcionando por livre demanda.
Além disso, pessoas com até 59 anos de idade e profissionais da saúde também podem atualizar a vacina contra o sarampo.
De acordo com Orlei Cardoso, subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, o Espírito Santo recebeu mais de 350 mil doses de imunizantes do Ministério da Saúde, com a intenção de vacinar 750 mil pessoas e evitar que doenças erradicadas retornem.
“É muito importante a gente aproveitar, se vacinar, porque as doenças têm vacina, têm proteção, e a gente não pode correr o risco de ter a reintrodução de novas doenças ou de doenças antigas, como o sarampo, por exemplo”, afirmou.
Para o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, é responsabilidade dos pais ou responsáveis legais garantir a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes.
“É um ato de amor, como diz o nosso ministro. Nós, que fomos vacinados quando nossos pais nos levaram, temos hoje a oportunidade, enquanto pais, cuidadores ou responsáveis por crianças, de levar essas crianças para atualizar o seu cartão de vacina”.
O governador do Estado, Renato Casagrande, que esteve na unidade de saúde de Itaquari, em Cariacica, reforçou a importância de combater o negacionismo com campanhas que reforçam a relevância da vacina.
“As vacinas foram responsáveis por salvar milhares e milhões de vidas. Desde a descoberta da vacina, a gente melhorou a nossa qualidade de vida. Então, vacinar é um sentido de proteção da vida, de respeito às outras pessoas”.
Campanha de Multivacinação
- O QUÊ: Para atualizar a caderneta, basta que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma unidade básica de saúde. Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas.
- QUANDO: Até o dia 31 deste mês.
- ONDE: Em unidades básicas de saúde dos municípios.
- DOSES: Mais de 350 mil doses foram enviadas ao Estado.
- QUEM PODE TOMAR: Crianças e adolescentes menores de 15 anos; adolescentes entre 15 e 19 anos que não foram imunizados contra a HPV; pessoas com até 59 anos e profissionais da saúde que estão com a vacina contra o sarampo em atraso.
Vacinas
- BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Polio inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria, tétano adulto, dTpa, HPV quadrivalente.
Comentários