Músico Alexandre Lima é homenageado durante o "Sons do Cais"
Durante a homenagem, o músico foi exaltado como um dois maiores da música capixaba, sendo chamado inclusive de "mestre"
O músico capixaba Alexandre Lima foi homenageado durante o evento "Sons do Cais" que marca a Temporada de Abertura do Cais das Artes. Durante apresentação da banda capixaba Casaca com os convidados André Prando, Juana Zanchetta, Mary Di e Diego Lyra, a música "Água de Benzer", da banda Manimal, onde Alexandre foi integrante, foi cantada.
Durante a homenagem, o músico foi exaltado como um dois maiores da música capixaba, sendo chamado inclusive de "mestre".
Alexandre Lima morreu aos 54 anos, em 28 de março de 2024, após ficar 10 anos em coma. Ele havia sofrido um aneurisma da aorta em dezembro de 2013.
Relembre a trajetória do músico
Alexandre Lima foi um dos fundadores da banda capixaba Manimal, que surgiu em 1995 e fez sucesso difundindo o ritmo Rockongo pelo Brasil e pelo mundo.
Composta inicialmente por cinco integrantes, sendo eles os irmãos Amaro (voz, baixo e casaca) e Alexandre Lima (voz, guitarra e tambor), Fabio Carvalho (voz, percussão e tambor), Queiroz (bateria backing) e Ronaldo Rosman (backing, efeitos e casaca), a banda Manimal surgiu da amizade dos cinco músicos em 22 de dezembro de 1995, em Vitória.
Na época, em meados de 1990, um novo ritmo musical estava crescendo no Espírito Santo, misturando a cultura local com a música pop mundial: o Rockongo. Foi espalhando esse ritmo musical que a banda Manimal ganhou prêmios, realizou turnês no Brasil e na Europa, e conquistou diversos fãs ao longo de sua trajetória.
Em 2005, a banda se apresentou no Festival Oi Vitória Pop, que aconteceu na Praça do Papa, em Vitória, com a presença de uma multidão de mais de 30 mil pessoas.
Na ocasião, Manimal aproveitou para gravar o seu primeiro disco ao vivo.
Trajetória, prêmios e sucessos
O primeiro prêmio conquistado pela banda Manimal foi em um concurso de Jingles, que possibilitou a gravação do primeiro registro fonográfico da banda.
Em junho de 1996, o grupo ganhou o prêmio de melhor arranjo no Festival Nacional de Música, em Alegre.
Em agoste de 96, a Rádio France Internationale (RFI) aponta a música "Rockongo", entre 440 músicas de outros artista internacionais, como um dos oito melhores trabalhos da América Latina e Caribe - o que garante sua inclusão no CD "Les Decouvertes 96", com distribuição mundial.
No carnaval de 1997, a música "Tequila Brown" se torna o primeiro sucesso da banda, alcançando o 1º lugar em várias rádios do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
Em março de 1998, Manimal ganhou o Troféu Guananira como o melhor CD de 1997.
No mesmo ano, o grupo foi convidado pela produtora Byngton & Casé para se apresentar na Expo 98, em Lisboa, Portugal.
A partir daí, o Manimal estendeu sua temporada pela Europa e, o que seria uma semana, se transformou em uma tour de 34 dias. O grupo passou por Portugal, França, Espanha e Itália.
Em julho de 1999, a banda foi convidada para realizar uma nova turnê na Europa, quando realizou 10 apresentações. Na ocasião, passou por Espanha, Bélgica e Portugal.
Em 2000, o grupo se concentrou na produção do seu segundo CD "Tow Tow".
Em março do mesmo ano, Manimal recebe o Troféu Guarnice, como melhor trilha sonora original no XXIII Festival Cine Vídeo do Maranhão. E, em outubro, a banda é considerada como uma das mais promissoras do Brasil.
Em 2006, a banda realizou mais uma turnê pela Europa, desta vez com duração de três meses. Foram mais de 30 shows em diversos países, com direito a apresentações durante a programação cultura da Copa do Mundo na Alemanha.
Na ocasião, a banda capixaba se apresentou para os jogadores da seleção brasileira, que estavam no país para a maior competição de futebol do mundo.
O grupo encerrou suas atividades em 2008, após a morte do baterista Queiroz.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários