X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Multas de trânsito: saiba se você tem direito a desconto

Entre os requisitos para conseguir redução de até 40% é necessário aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica antes de ser multado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Multas de trânsito: saiba se você tem direito a desconto
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito agiliza a comunicação com os motoristas |  Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Multas de trânsito podem ter o valor reduzido em até 40% com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Porém, para que isso aconteça, é necessário que o motorista já tenha aderido ao sistema antes de receber a multa e abra mão de apresentar recurso contra a mesma.

Segundo Arthur Scárdua Carnelli, subgerente de Infrações e Penalidades do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), o sistema digital possibilita reduzir custos administrativos e agiliza a comunicação com os motoristas, possibilitando o desconto.

“Ao fazer a adesão, o usuário deixa de receber notificações impressas e passa a ser informado exclusivamente pelo aplicativo”, explica.

Para utilizar os benefícios do Sistema de Notificação Eletrônica, o interessado deve fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na App Store e Google Play, acessar o ícone “Infrações” e habilitar a adesão ao SNE.

Empresas também podem aderir, mas precisam fazer o cadastro no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Quem já recebeu a multa e não aderiu ao sistema ainda pode obter 20% de desconto, pagando dentro do prazo de vencimento informado na notificação.

“O grande problema é que muitos motoristas só procuram aderir ao sistema depois que já foram multados, acreditando que vão conseguir o desconto de 40%. Mas essa adesão precisa ser feita antes da infração”, alerta Carnelli.

O desconto é válido para todas as multas aplicadas pelo Detran-ES, pelos órgãos de trânsito das prefeituras onde o trânsito é municipalizado e outras instituições.

SAIBA MAIS

Desconto de até 40%

Para obtenção do desconto de até 40% em multas por infração de trânsito, o proprietário do veículo deve se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

O SNE é um meio de comunicação virtual, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.

Notificações

Ao se cadastrar no SNE, o proprietário do veículo passa a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo SNE.

Multa

Para ter direito ao desconto de até 40% em multas pagas até o vencimento, o cidadão deve optar por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração.

Além disso, é necessário de ter feito a adesão ao SNE, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, antes do cometimento da infração e de ter recebido notificações de autuação e penalidade pelo aplicativo.

Serviço

O desconto vale para as multas autuadas pelo Detran-ES, pelos órgãos de trânsito das prefeituras capixabas onde o trânsito é municipalizado e pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Desconto de até 20%

Os condutores ou proprietários de veículos que optarem por não aderir ao SNE ou aqueles que aderirem após a notificação já ter sido enviada ainda podem ter desconto de 20% no valor da multa, efetuando pagamento até a data do vencimento e podendo recorrer da autuação recebida.

Cancelamento

O usuário poderá realizar o cancelamento da adesão do veículo ao SNE a qualquer tempo, voltando a ser comunicado de notificações de autuação e penalidades por via postal.

Quem pode?

Pessoa jurídica e física proprietária de veículo.

Mesmo não possuindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o usuário poderá aderir ao SNE com o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).

Como se cadastrar?

Para utilizar os benefícios do SNE, o interessado deve fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na App Store e Google Play.

Esse é o mesmo aplicativo utilizado para a CNH, o CRLV digitais.

Basta acessar o ícone “Infrações” e habilitar a adesão ao SNE.

Portal de Serviços

Existe ainda a opção de Aderir ao SNE pelo Portal de Serviços do Senatran.

Depois de fazer o login no Portal de Serviços, o usuário deverá localizar no canto esquerdo da página o bloco “Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)” e ali clicar em “Minha Adesão ao SNE”.

Depois de clicar em “Minha Adesão ao SNE”, o motorista deverá preencher com os dados pessoais e clicar em “Aderir”.

um e-mail será emitido para ativar o cadastro e, posteriormente, o usuário deverá confirmar a veracidade das informações, preenchendo os dados do campo “Documentação”.

O SNE é uma solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Este serviço é gratuito para o cidadão.

Fonte: Detran-ES e governo federal.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: