Motoristas são multados por estacionamento irregular durante o Carnaval
Frequentadores reclamam de falta de opções para estacionar na orla da Ilha do Frade
Escute essa reportagem

Motoristas que buscam diversão na praia da Ilha do Frade, em Vitória, devem redobrar a atenção com as sinalizações para estacionar. Durante o período do Carnaval, quando o sol forte provocou um aumento na procura pelas praias do Estado, a Guarda Municipal de Vitória realizou operações de fiscalização no trânsito e autuou diversos veículos por irregularidades no estacionamento.
Apenas um dos lados da ponte, que serve como acesso ao bairro, possui vagas disponíveis para carros e motos. E a reclamação dos frequentadores, é justamente o número insuficiente de vagas para estacionar.
De acordo com o agente Subtil, gerente da guarda de trânsito da Capital, a proibição segue o ordenamento da região. "Todo o processo de multas é realizado conforme o código de trânsito. Aqui durante todo esse período de verão estaremos fiscalizando para manter a ordem e uma segurança viária", afirma.
Para quem frequenta a praia neste período do ano, a queixa por falta de vagas é frequente. "É muito complicado, porque não existe um estacionamento rotativo, por exemplo. E o fluxo é intenso nessa época, se eu não estacionar aqui vou estacionar onde?", disse a publicitária Gabriela Peixoto.
Já Mirela Mucuri, que trabalha em um carrinho de lanches na orla e precisa estacionar todos os dias na região, acredita que a proibição dificulta o acesso do público à região. "Acho injusto, porque tem uma demanda muito grande. As outras opções são muito longe da praia, isso dificulta o acesso, e eles nem sabem explicar o porquê das multas, de ser proibido", explica.
Mirela reclama que a falta de vagas dificulta, até mesmo, o seu trabalho. "Em momentos de muito fluxo, tenho que ficar vigiando vaga para conseguir trabalhar, e se estaciono longe é um risco porque não dá pra vigiar o carro", relatou.
Para Carlos Monteiro, que trabalha como vendedor na localidade há cerca de 5 anos, entende que essa restrição do número de vagas afaste os turistas da região. "Isso afasta as pessoas, quase não tem vagas aqui. Isso atrapalha o turismo, as pessoas que veem de fora começam a falar mal de Vitória, da falta de acesso", afirmou.

O vendedor acredita que a solução seria abrir mais possibilidades de estacionamento no local. "Acredito que tenha bastante espaço para isso ser feito, deveriam liberar mais vagas, porque não ia atrapalhar o tráfego aqui", acrescentou.
Resposta da Prefeitura
Por nota, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que "os acessos às praias das Ilhas do Boi e do Frade possuem características bem parecidas. Há ruas sem saída e de pequena largura, não possibilitando ter estacionamento nos dois lados das vias" e que "quando há algum evento autorizado ou alguma ocorrência, o estacionamento é liberado de um lado ou pode haver tolerância no lado oposto, porém, por tempo determinado".
Ainda segundo a secretaria, "não é possível a colocação de vagas de estacionamento onde tecnicamente seja inviável, pois isso gera conflito de circulação, o que provoca muitos problemas ao trânsito. O que determina os locais e as quantidades de vagas de estacionamento são critérios técnicos e considerações específicas das características da região onde implantadas".
Comentários