Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Motoristas são multados por estacionamento irregular durante o Carnaval

Frequentadores reclamam de falta de opções para estacionar na orla da Ilha do Frade

Lydia Lourenço | 02/03/2022 19:16 h

Reclamação de frequentadores é sobre a ausência de mais vagas regulares para estacionar na Ilha do Frade, em Vitória.
Reclamação de frequentadores é sobre a ausência de mais vagas regulares para estacionar na Ilha do Frade, em Vitória. |  Foto: Lucas Sandonato/AT.
 

Motoristas que buscam diversão na praia da Ilha do Frade, em Vitória, devem redobrar a atenção com as sinalizações para estacionar. Durante o período do Carnaval, quando o sol forte provocou um aumento na procura pelas praias do Estado, a Guarda Municipal de Vitória realizou operações de fiscalização no trânsito e autuou diversos veículos por irregularidades no estacionamento.

Apenas um dos lados da ponte, que serve como acesso ao bairro, possui vagas disponíveis para carros e motos. E a reclamação dos frequentadores, é justamente o número insuficiente de vagas para estacionar.  

De acordo com o agente Subtil, gerente da guarda de trânsito da Capital, a proibição segue o ordenamento da região. "Todo o processo de multas é realizado conforme o código de trânsito. Aqui durante todo esse período de verão estaremos fiscalizando para manter a ordem e uma segurança viária", afirma. 

Para quem frequenta a praia neste período do ano, a queixa por falta de vagas é frequente. "É muito complicado, porque não existe um estacionamento rotativo, por exemplo. E o fluxo é intenso nessa época, se eu não estacionar aqui vou estacionar onde?", disse a publicitária Gabriela Peixoto. 

Já Mirela Mucuri, que trabalha em um carrinho de lanches na orla e precisa estacionar todos os dias na região, acredita que a proibição dificulta o acesso do público à região. "Acho injusto, porque tem uma demanda muito grande. As outras opções são muito longe da praia, isso dificulta o acesso, e eles nem sabem explicar o porquê das multas, de ser proibido", explica. 

Mirela reclama que a falta de vagas dificulta, até mesmo, o seu trabalho. "Em momentos de muito fluxo, tenho que ficar vigiando vaga para conseguir trabalhar, e se estaciono longe é um risco porque não dá pra vigiar o carro", relatou.

Para Carlos Monteiro, que trabalha como vendedor na localidade há cerca de 5 anos, entende que essa restrição do número de vagas afaste os turistas da região. "Isso afasta as pessoas, quase não tem vagas aqui. Isso atrapalha o turismo, as pessoas que veem de fora começam a falar mal de Vitória, da falta de acesso", afirmou.

O vendedor Carlos Monteiro diz que em períodos como o de Carnaval é comum ter muitas multas e turistas insatisfeitos com a falta de vagas. 

Motoristas são multados por estacionamento irregular durante carnaval

Carlos monteiro, vendedor

Foto: Lucas Sandonato
O vendedor Carlos Monteiro diz que em períodos como o de Carnaval é comum ter muitas multas e turistas insatisfeitos com a falta de vagas. Motoristas são multados por estacionamento irregular durante carnaval Carlos monteiro, vendedor Foto: Lucas Sandonato |  Foto: Lucas Sandonato/AT.
  

O vendedor acredita que a solução seria abrir mais possibilidades de estacionamento no local. "Acredito que tenha bastante espaço para isso ser feito, deveriam liberar mais vagas, porque não ia atrapalhar o tráfego aqui", acrescentou. 

Resposta da Prefeitura 

Por nota, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que "os acessos às praias das Ilhas do Boi e do Frade possuem características bem parecidas. Há ruas sem saída e de pequena largura, não possibilitando ter estacionamento nos dois lados das vias" e que "quando há algum evento autorizado ou alguma ocorrência, o estacionamento é liberado de um lado ou pode haver tolerância no lado oposto, porém, por tempo determinado".

Ainda segundo a secretaria, "não é possível a colocação de vagas de estacionamento onde tecnicamente seja inviável, pois isso gera conflito de circulação, o que provoca muitos problemas ao trânsito. O que determina os locais e as quantidades de vagas de estacionamento são critérios técnicos e considerações específicas das características da região onde implantadas".

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS