X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Motociclistas vão percorrer 700 km para pagar promessa

Os aventureiros da fé, grupo formado por 20 pessoas, saem nesta quinta de Anchieta e chegam domingo no Santuário de Aparecida


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motociclistas vão percorrer 700 km para pagar promessa
Amigos pagam promessa todo ano saindo em uma motorromaria |  Foto: Divulgação

Vinte motociclistas, moradores de Anchieta, intitulados “aventureiros da fé”, irão fazer a partir desta quinta-feira (07) um percurso de mais de 700 quilômetros até ao Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida no Norte, em São Paulo. O motivo é cumprir uma promessa.

O empreendedor Luiz Antônio Volponi, um dos organizadores da “motorromaria”, fez uma promessa à Padroeira do Brasil pela cura do sogro, o senhor Sebastião Serafim Ricci, o Tatão.

Leia mais sobre Cidades

Na ocasião, ele e mais três amigos – Gilmax Porto, Gleicimar Pimenta e Téi Semedo – iniciaram a promessa, que fazem questão de cumprir até hoje.

Apesar do sogro ter morrido alguns meses depois de ter descoberto um tumor no cérebro, Volponi fez questão de cumprir o prometido. Segundo a filha de Tatão, a professora Teresa Cristina Ricci, o câncer foi muito agressivo.

De acordo com os organizadores, é a única motorromaria do Brasil que liga os dois santuários nacionais que homenageiam os padroeiros do Brasil: Nossa Senhora Aparecida e São José de Anchieta.

Os devotos devem chegar ao destino e participar de uma missa no Santuário. Eles retornam para Anchieta domingo (10). Os motociclistas gastam, em média, cerca de 12 horas de viagem.

A princípio, seriam somente quatro motos, na primeira edição, que foi em 2021, mas um amigo de Luiz Antônio jogou a informação na internet e foram 19 motos.

Devotos

O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, foi o destino da peregrinação religiosa de mais de 8,8 milhões de devotos no ano passado.

Um total de 8.843.024 de fiéis visitou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em algum momento entre janeiro e dezembro do último ano.

A marca indica um crescimento aproximado de 10% em relação a 2022, quando o número de visitantes foi de 8.066.690 pessoas. Os dados apontam, ainda, uma distribuição equilibrada de devotos ao longo do ano, com a presença de 42% dos peregrinos no primeiro semestre e 58% no segundo semestre. Estatisticamente, a concentração de visitantes é maior aos fins de semana, feriados e emendas de feriados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: