Motociclistas vão percorrer 700 km para pagar promessa
Os aventureiros da fé, grupo formado por 20 pessoas, saem nesta quinta de Anchieta e chegam domingo no Santuário de Aparecida
Escute essa reportagem
Vinte motociclistas, moradores de Anchieta, intitulados “aventureiros da fé”, irão fazer a partir desta quinta-feira (07) um percurso de mais de 700 quilômetros até ao Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida no Norte, em São Paulo. O motivo é cumprir uma promessa.
O empreendedor Luiz Antônio Volponi, um dos organizadores da “motorromaria”, fez uma promessa à Padroeira do Brasil pela cura do sogro, o senhor Sebastião Serafim Ricci, o Tatão.
Na ocasião, ele e mais três amigos – Gilmax Porto, Gleicimar Pimenta e Téi Semedo – iniciaram a promessa, que fazem questão de cumprir até hoje.
Apesar do sogro ter morrido alguns meses depois de ter descoberto um tumor no cérebro, Volponi fez questão de cumprir o prometido. Segundo a filha de Tatão, a professora Teresa Cristina Ricci, o câncer foi muito agressivo.
De acordo com os organizadores, é a única motorromaria do Brasil que liga os dois santuários nacionais que homenageiam os padroeiros do Brasil: Nossa Senhora Aparecida e São José de Anchieta.
Os devotos devem chegar ao destino e participar de uma missa no Santuário. Eles retornam para Anchieta domingo (10). Os motociclistas gastam, em média, cerca de 12 horas de viagem.
A princípio, seriam somente quatro motos, na primeira edição, que foi em 2021, mas um amigo de Luiz Antônio jogou a informação na internet e foram 19 motos.
Devotos
O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, foi o destino da peregrinação religiosa de mais de 8,8 milhões de devotos no ano passado.
Um total de 8.843.024 de fiéis visitou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em algum momento entre janeiro e dezembro do último ano.
A marca indica um crescimento aproximado de 10% em relação a 2022, quando o número de visitantes foi de 8.066.690 pessoas. Os dados apontam, ainda, uma distribuição equilibrada de devotos ao longo do ano, com a presença de 42% dos peregrinos no primeiro semestre e 58% no segundo semestre. Estatisticamente, a concentração de visitantes é maior aos fins de semana, feriados e emendas de feriados.
Comentários