Mostra de teatro de graça para todas as idades na Serra
Evento busca viabilizar o acesso da população à cultura e promover a circulação de produções locais
Escute essa reportagem
Sete espetáculos gratuitos compõem a programação diversificada da 2ª Mostra de Teatro da Serra, que tem início nesta segunda-feira (05) e segue até quinta-feira (08), no Teatro Estação Cidadania e Cultura de Novo Porto Canoa, na Serra.
O evento visa viabilizar o acesso da população à cultura, promover a circulação de produções locais e valorizar os artistas do Espírito Santo. Afinal, todas as peças são capixabas, de grupos de diversos municípios.
“A mostra é importante para fomentar a cultura teatral, divulgando a arte capixaba, atraindo desde crianças à terceira idade e mostrando que a arte existe para todos, independente de qualquer fator social”, conta Laudicéia Batista, coordenadora da Estação Cidadania Cultura, de Novo Porto Canoa.
Ela ainda afirma que muitas pessoas têm o primeiro contato com o teatro através da mostra. Além do público em geral, a organização do evento ainda estendeu o convite para escolas da rede pública de ensino e para instituições de atendimento a pessoas com deficiência.
“As peças foram escolhidas de forma que atendêssemos todas as idades. Destacamos alguns espetáculos infantis nos horários matutino e vespertino atendendo também escolas do nosso município”.
O evento, realizado pelo Clube Capixaba, em parceria com a Prefeitura da Serra, tem início nesta segunda-feira (05) com a peça “A Nova Era da Magia”, do Grupo Estação Euforia de Teatro. Voltada ao público infantil, a atração destaca um grupo de vilões que está cansado das injustiças feitas com eles nas histórias infantis.
Às 19 horas, o Grupo Geta apresenta “Insanos, o Pesadelo do Terceiro Milênio”. No monólogo, Anderson Lima dá vida a uma pessoa com esquizofrenia, um distúrbio que afeta a capacidade de alguém de pensar, sentir e se comportar com clareza. Essa é a única peça com classificação etária de 14 anos. Todo o restante é livre.
Saiba mais
“A Nova Era da Magia”
Cansado das injustiças sofridas nas histórias infantis, um grupo de vilões se reúne para decidir suas ações no futuro.
“Insanos, o Pesadelo do Terceiro Milênio”
Anderson Lima interpreta o papel e a mente de uma pessoa com esquizofrenia em um monólogo carregado de adrenalina.
“A Cigarra e a Formiga”
A história começa quando o Senhor Cigarra, que canta muito e vive apenas para se divertir, encontra o Senhor Formiga, que trabalha tanto que não tem tempo para o lazer.
“O Menino do Dedo Verde”
Adaptação de livro homônimo de Maurice Druon. Mesclando realidade e o universo imaginário, aborda questões políticas e sociais.
“O Patinho Feio”
A comédia infantil retrata a proteção de Dona Pata ao filho que, por ser diferente, é discriminado pelos irmãos e pelos demais animais. Já adolescente, ele tenta sobreviver às loucuras dessa etapa da vida.
“Calunga, A Princesa que Virou Boneca”
A peça remonta a história de uma princesa destemida, Calunga, cuja jornada a leva a descobrir o verdadeiro significado da coragem, amizade e amor através da tradição oral e como utilizar seus dons para coisas boas.
“Xeque Mate”
O espetáculo traz um jogo de raciocínio lógico que fará o público refletir entre o passado e o futuro das famílias na humanidade, mas, principalmente, o presente. Emoções serão colocadas em xeque.
2ª Mostra de Teatro da Serra
O quê: maratona de espetáculos realizados por grupos capixabas.
Quando: entre hoje e quinta-feira.
Onde: Teatro Estação Cidadania e Cultura, no bairro Novo Porto Canoa, na Serra.
Quanto: entrada gratuita.
Programação:
Segunda-feira (05)
14h: “A Nova Era da Magia” (Grupo Estação Euforia de Teatro).
16h: “A Nova Era da Magia” (Grupo Estação Euforia de Teatro).
19h: “Insanos, o Pesadelo do Terceiro Milênio” (Grupo Geta). Clas.: 14 anos.
Terça-feira (06)
14h: “A Cigarra e a Formiga” (Cia Nóis Traveiz).
16h: “A Cigarra e a Formiga” (Cia Nóis Traveiz).
Quarta-feira (07)
9h: “O Menino do Dedo Verde” (Imprópria Trupe).
14h: “O Patinho Feio” (Cia Teatral JC).
16h: “O Patinho Feio” (Cia Teatral JC).
19h: “Calunga, A Princesa que Virou Boneca” (Cia Mais um Ponto, Mais um Conto).
Quinta-feira (08)
19h30: “Xeque Mate” (Cia Teatral Corbã).
Fonte: Organização do evento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários