Morre Joanna De Jaegher, secretária de Saúde de Vitória
Prefeitura de Vitória decretou luto oficial de três dias pela morte da secretária de Saúde
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Vitória comunicou, nesta quarta-feira (31), a morte da secretária municipal de Saúde, Joanna D'Arc Victoria Barros De Jaegher. A causa da morte não informada pelo município.
Joanna havia assumido o cargo como Secretaria de Saúde (Semus) em abril de 2022, após a saída de Thais Cohen Azoury, que pediu para deixar o cargo no final de março daquele ano.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Em nota, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decretou luto oficial e também solicitou à equipe apoio total à família. Ele lamentou da morte da amiga e companheira de trabalho.
"Mais que uma força de trabalho, Joanna deixa para todos nós um legado de união e dedicação. Com um trabalho exemplar dela à frente de uma competente equipe da rede municipal de saúde, Vitória despontou no cenário nacional. Ela vinha desenvolvendo ações de aproximação e diálogo com as comunidades e de aumento da resolutividade e eficiência nos nossos equipamentos e serviços. Ficam o nosso apoio e a nossa solidariedade à família da Joanna. Uma grande perda para a cidade e para o Estado".
Segundo a prefeitura, entre os feitos de Joanna como secretária da pasta estão: ampliação da oferta de consultas e exames especializados, implantação da RedeVix, retomada do projeto Olhar Vitória, início das obras das novas unidades de saúde de Santo Antônio e Grande Vitória; entrega do Centro de referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest), único no Estado; aprovação do novo Código de Vigilância em Saúde, após 25 anos da publicação do Código Sanitário; reestruturação de todos os serviços de saúde, com a compra de equipamentos e mobiliários e a ampliação e renovação da frota de ambulâncias e vans para transporte de pacientes
Currículo
Graduada em Farmácia e Bioquímica, com especialização em Gestão da Clínica na Rede de Atenção à Saúde e em Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde, Joanna tem uma sólida experiência e formação especializada como gestora estadual e municipal do SUS, com vivência em 30 anos de SUS, no desenvolvimento de projetos, organização de processos e inclusão de novas tecnologias de gestão com profissionais e gestores nos níveis municipal, estadual e federal, na Atenção Primária à Saúde, bem como na rede hospitalar.
Joanna já atuou como subsecretária de Estado da Saúde, secretária de Saúde de Vila Velha, consultora do Ministério da Saúde e assessorou inúmeras secretarias de Saúde no Estado.
Leia mais
ES prorroga campanha de vacinação contra gripe até 20 de junho
Centro de Vitória vira cenário para mostrar tendências da moda
Comentários