X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Moradores temem novo desabamento em Guarapari

Muro construído há menos de um ano na Areia Preta, Guarapari, está com rachaduras. O Crea-ES vai avaliar a obra e o projeto nesta sexta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Moradores temem novo desabamento em Guarapari
Adael Fonte Boa, síndico de prédio que fica em frente à praia da Areia Preta, em Guarapari, mostra rachaduras em muro. |  Foto: Roberta Bourguignon

O novo muro de concreto de 70 metros de comprimento construído há menos de um ano na praia da Areia Preta, em Guarapari, começou a apresentar rachaduras. Moradores temem mais um desabamento por causa da erosão.

O síndico de um  prédio de frente para a praia, Adael Fonte Boa, mostra a primeira rachadura que encontrou há 15 dias. 

Após divulgar a informação, ele conta que a rachadura recebeu um tipo de silicone e até mesmo o produto já foi sugado pela rachadura. 

“A rachadura já aumentou e muito desde que a encontrei  aqui. Está avançando rápido. Desde que eles estavam construindo, em abril do ano passado, identificamos que a fundação foi curta”, relatou. 

Imagem ilustrativa da imagem Moradores temem novo desabamento em Guarapari
Rachaduras no muro. |  Foto: Roberta Bourguignon

A preocupação é maior neste mês. “Agora que começa o mês de fevereiro, o mar começa a cavar por baixo do muro, o que é realmente preocupante. O nível da areia desce bastante e a maré de março já é tradicional, aquela que vem com mais força se chocar com o muro. Se não fizerem algo o quanto antes, será um trabalho perdido, e a calçada vai desabar”. 

Preocupado com a denúncia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) vai visitar o local nesta sexta (03). O engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, do Crea-ES, ressalta que vai avaliar a obra e o projeto desenvolvido.

“Recebemos denúncias e pedidos para vistoria técnica no local. Em levantamento prévio, identificamos que ocorreu um solapamento do solo, que é o afundamento da areia neste ponto, causado pelo vai e vir das ondas e retirando areia da base. Vamos avaliar a estrutura construída”, esclarece. 

Leia mais em:

"Visual do Caribe" está de volta em Guarapari

A Tribuna vai sortear cinco smartphones

Imagem ilustrativa da imagem Moradores temem novo desabamento em Guarapari
Muro protege prédio e calçada. |  Foto: Roberta Bourguignon

Outros pontos também serão avaliados com a visita do Crea-ES, já que a segurança do muro e a acessibilidade do local também foram questionadas.

“Acessibilidade e mobilidade da nova calçada também serão avaliadas, se há risco de queda pela falta do guarda-corpo e se a escada aparenta não oferecer acessibilidade aos banhistas. Vamos verificar e solicitar os projetos da empresa que executou. Tem de ter um sistema para dissipar a energia das ondas e precisamos verificar isso”. 

Procurada, a Prefeitura de Guarapari esclareceu que a Defesa Civil, o engenheiro responsável pela obra e a equipe da Secretaria de Obras estiveram no local e o serviço de reparo já foi realizado no muro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: