X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Moradora de Cariacica passa mal em voo e morre a caminho de Paris

Dona Maria de Lourdes saiu do aeroporto de Vitória, no domingo, para visitar seus cinco filhos, que moram em Paris


 

Imagem ilustrativa da imagem Moradora de Cariacica passa mal em voo e morre a caminho de Paris
Um coágulo causou a morte de dona Maria, aos 75 anos | |  Foto: Divulgação/Acervo Familiar

O que deveria ser a quarta ida à França para visitar cinco filhos, que moram no país europeu, acabou se tornando um pesadelo para a família da dona de casa Maria de Lourdes Araújo dos Santos, de 75 anos. A idosa, que morava em Cariacica, morreu no voo LA702, da empresa aérea Latam, que saiu de Guarulhos em São Paulo, com destino a Paris, na França.

Em entrevista ao Tribuna Online, a neta de Maria, a psicóloga Yasmin Araújo dos Santos, de 24 anos, contou que seu tio, ao liberar o corpo da dona de casa, em Madri, na Espanha, na manhã desta quarta-feira (16), descobriu que a causa da morte foi um trombo (coágulo), que entupiu a veia do coração.

De acordo com Yasmin, dona Maria saiu do Aeroporto de Vitória, às 14h30, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De lá, ela só entrou novamente no avião, às 23h05, com destino a Paris. Foi nesse último trajeto que ela passou mal e não resistiu. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Moradora de Cariacica passa mal em voo e morre a caminho de Paris
Dona Maria e a família, no aeroporto de Vitória, no último domingo (13) | |  Foto: Divulgação/Acervo Familiar

"O corpo dela foi parar na Espanha porque o piloto precisou fazer um pouso de emergência em Madri pra tentar socorrê-la. Tivemos informação, de pessoas que estavam no voo, que tinham três médicos no avião e eles até conseguiram reanimar ela na primeira parada cardíaca, mas quando pousaram em Madri o piloto anunciou o óbito", contou Yasmin.

Não bastasse a triste situação em que se encontravam, os filhos da dona de casa, que esperavam a mãe no aeroporto em Paris, ainda tiveram que descobrir sobre a morte de Maria de Lourdes por um acaso. 

"Meus tios perceberam que o voo estava atrasado. Nessa hora, uma outra pessoa, que também estava esperando um passageiro desse mesmo voo, falou 'olha o voo está atrasado porque morreu uma pessoa'. Aí meus tios entraram em contato com a empresa, no aeroporto, e eles confirmaram a morte", disse Yasmin.

 

Imagem ilustrativa da imagem Moradora de Cariacica passa mal em voo e morre a caminho de Paris
Maria e o marido Libanio José, durante uma de suas viagens | |  Foto: Divulgação/Acervo Familiar

Dona Maria nasceu em Ubatã, na Bahia, e chegou ao Espírito Santo em 1995. Ela era casada há 55 anos com Libanio José e eles moravam no bairro Nova Rosa da Penha há 24 anos. Durante sua trajetória, ela e o marido tiveram oito filhos, mas um faleceu há seis anos, e cinco deles e alguns netos moram na França. "Praticamente nossa família inteira é de lá", explicou Yasmin.

Por isso, Maria de Lourdes já tinha feito três viagens para o país europeu. "Ela amava viajar, sempre ficava feliz quando falava das suas viagens pra Paris", contou a neta da idosa.

"Minha avó sempre foi a base da família, sempre se esforçou pra manter todo mundo unido mesmo que de longe. Ela tinha um espírito jovem que quando se misturava com nós netos, nem se via a diferença de idade. Parecia uma eterna adolescente. Sempre muito amorosa e acolhedora, ela era muito amada pelos vizinhos, amigos de igreja, a maioria até chamava ela de vó também", lembrou Yasmin, que ficou feliz em falar um pouco de sua avó e o que ela representa para sua família.

 

Imagem ilustrativa da imagem Moradora de Cariacica passa mal em voo e morre a caminho de Paris
O filho Leandro Araújo com a mãe, no colo, em frente à Torre Eiffel, em Paris | |  Foto: Divulgação/Acervo Familiar

Outro lado

Por meio de nota, a LATAM informou que o voo LA702 (São Paulo/Guarulhos – Paris), que decolou às 23h05 de domingo (13), precisou pousar no aeroporto de Madri às 13h03*, de segunda-feira (14), para que uma passageira recebesse atendimento médico.

Leia a nota na íntegra:

A LATAM se sensibiliza com o ocorrido no voo LA702 (São Paulo/Guarulhos – Paris), que decolou domingo (13) e precisou pousar no aeroporto de Madri na segunda-feira (14) para que uma passageira recebesse atendimento médico.

Desde o início da ocorrência, a empresa seguiu todos os procedimentos necessários a bordo e, já em Madri, providenciou que o sobrinho que a acompanhava no voo prosseguisse para Paris. Em paralelo, também providenciou que o seu filho viajasse de Madri para Paris em voo da Iberia.

No aeroporto de Madri, a LATAM prestou todos os esclarecimentos para o filho da passageira e providenciou hotel e alimentação na capital espanhola para assegurar os procedimentos necessários. Em relação ao traslado do corpo, a empresa reforça que está em contato direto com o filho da passageira para tratar dos trâmites.

A LATAM também esclarece que o atendimento médico a bordo de todos os voos é realizado de forma voluntária. Os tripulantes anunciam a emergência de saúde a todos os passageiros para que médicos voluntários possam se apresentar para esse atendimento. A empresa conta com kits médicos de primeiros socorros e com desfibriladores em todas as suas aeronaves, inclusive com mais itens do que exige a legislação de cada país onde a companhia opera.

Adicionalmente, a LATAM também tem parceria com empresa de telemedicina que pode prestar atendimento remoto em caso de ausência de médicos a bordo, ou até mesmo assessorar remotamente os médicos que estiverem a bordo. Em casos mais graves, como o do voo de São Paulo para Paris, a LATAM segue o procedimento indicado e busca o aeroporto mais adequado para o atendimento médico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: