X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Morador do ES é campeão de canoa havaiana aos 71 anos

Domingos Saraiva conquista o título brasileiro e vai disputar o Pan-Americano da modalidade em novembro, em Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Morador do ES é campeão de canoa havaiana aos 71 anos
Domingos Saraiva, aposentado e campeão de canoa havaiana |  Foto: Acervo Pessoal

Aos 71 anos, o aposentado Domingos Saraiva, campeão brasileiro de canoa havaiana, na modalidade de dupla, a OC2, vai disputar pela primeira vez o Pan-Americano de Canoa Havaiana, uma marca histórica no Estado. A competição acontece em Vitória, em novembro.

Carioca, mas morador do Espírito Santo há décadas, Saraiva disse que toda a dedicação ao esporte o transforma em um jovem atleta. 

Leia mais sobre Cidades aqui

“A idade está na cabeça e eu decidi ser novo. Treino há 13 anos canoa havaiana, já estive no pódio de dois Brasileiros, mas é a primeira vez que vou disputar o Sul-Americano. Venho do remo carioca, fui atleta do Flamengo, acredito que estou fazendo uma nova história pela canoa havaiana. Vou em busca do primeiro lugar no Sul-Americano”, disse Saraiva, que mora em Guarapari. 

Imagem ilustrativa da imagem Morador do ES é campeão de canoa havaiana aos 71 anos
Domingos vai disputar pela primeira vez o Pan-Americano de Canoa Havaiana |  Foto: Acervo Pessoal

Apaixonado pelo mar, Saraiva destaca que o esporte é seu estilo de vida há muitos anos, e ver o sol nascer do mar é um dos motivos que o leva a treinar quase todos os dias. “Eu treino sempre, e para mim a canoa havaiana é um estilo de vida. Amanhecer o dia no mar e vendo o sol raiar é um espetáculo da natureza que todas as pessoas deveriam apreciar. É minha grande paixão”, completa ele. 

A técnica Priscilla Anderson fica perplexa com o desempenho de Saraiva, que na água ultrapassa jovens, e na vida é exemplo de vitalidade. Nas escolas de canoa havaiana, o sábado é reservado para remadas mais longas, e Saraiva faz tranquilamente 30 quilômetros, algo que, segundo ela, muitos jovens não conseguem. 

“Ele tem condicionamento físico muito bom, uma disposição enorme, e prova para nós que a idade está realmente na cabeça. A vitalidade e força dele são tão impressionantes que há alunos mais jovens que têm dificuldade em acompanhá-lo”, descreve a técnica, que ainda completa: 

“O senso de humor dele é muito apurado. Ele é brincalhão e gosta de conversar com todos. Ele também tem paixão por criar cavalos. O contato com a natureza e com o mar, acredito que seja uma das coisas que fazem com que ele rejuvenesça também. Ele tem humildade para aprender, e isso muda a visão dele quando surgem novos desafios”.  

Foi em Bertioga, cidade de São Paulo, que o atleta conquistou a medalha de ouro no Brasileiro de Canoa Havaiana na modalidade de dupla, chamada de OC2, e foi convocado para o Pan-Americano, que acontecerá no fim do ano.

Leia mais

Vitória entre as cidades que mais têm itens esquecidos em carros

Mais de 6 mil estão liberados para ter arma no ES

Projeto itinerante exibe filmes de graça em cidades do ES. Veja onde assistir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: