Mobilidade urbana: Mais pessoas usam bike e patinete
Com a alta no preço do combustível, tem aumentado a adesão a transportes alternativos para trabalho e lazer
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Ir para o trabalho de bicicleta ou de patinete elétrico em vez de carro, motocicleta ou transporte coletivo tem sido frequente desde o início da pandemia. Para especialistas, os transportes alternativos são tendência para o futuro.
Uma das causas para esse crescimento é o aumento no preço do combustível – que está há um ano e quatro meses com subidas consecutivas –, no caso daqueles que vão para o trabalho de carro ou moto.
Segundo um levantamento da WebMotors Autoinsights, realizado em setembro, com 3.868 usuários de moto e carro, 31% deles alteraram a forma de se locomover devido ao aumento dos combustíveis.
Para os motociclistas, a principal alternativa é a bicicleta: 33% deles migraram para esse meio em 2020; enquanto 17% dos donos de carro fizeram essa opção.
O aumento na procura por bicicletas e patinetes elétricos foi percebido pela empresária do ramo de cicloelétricos e patinetes Franceila Deriz da Rocha, 36, desde o início da pandemia e se intensificou nos últimos meses. “Tenho muitos clientes que possuem dois carros e falam que vão vender um e ficar só com o outro”, conta.
“Há também clientes que baniram o carro e usam só patinete elétrico. Quando precisam viajar, alugam carro ou usam aplicativo de transporte. Eles preferem porque não têm de procurar vaga e pagar seguro e gasolina, por exemplo”.
Segundo a professora de Economia da Universidade Vila Velha (UVV) Ana Maria Zen de Freitas, o aumento do preço da gasolina e a busca por um estilo de vida saudável e sustentável têm estimulado a procura por meios alternativos.
“Isso tudo pode ser relacionado ao preço do combustível: como a renda das pessoas não está tendo reajuste, elas acabam tendo uma perda salarial e buscam novas alternativas de economizar”, avalia.
A economista pontua que até o uso de skate como meio alternativo é uma tendência atual.
As vendas de bicicleta em 2020 bateram recordes e tiveram crescimento de 50% em comparação com 2019, de acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).
Diretor executivo da Aliança Bike e mestre em Urbanismo, Daniel Guth cita que outras tendências desencadearam o aumento do uso de bicicletas. “Entre elas, a restrição de circulação na pandemia, o receio de contaminação no transporte público e o fechamento de parques e academias”, aponta.
Compra de bicicleta
Um dos exemplos de quem abandonou o carro e passou a se locomover por transporte alternativo é o funcionário público Helio Sampaio Junior, 58. Ele vendeu o carro em 2019, comprou um patinete elétrico e, em 2020, adquiriu uma bicicleta elétrica. Um dos motivos da mudança foi o aumento da gasolina, além de ser uma prática saudável.
“Vitória é uma cidade pequena. Com a crise da gasolina, estou economizando, e ainda é divertido”.
Novas ciclovias no Estado
Para que ciclistas possam circular de forma segura, apelo feito por quem anda sobre duas rodas, municípios da Grande Vitória e o governo do Estado garantem que têm projetos de novas ciclovias.
A capital ganhará uma ciclovia para ligar a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, ao Ginásio Tancredão, no bairro Mário Cypreste, que tem previsão de ter a obra iniciada no primeiro semestre do próximo ano.
O secretário de Desenvolvimento de Vitória, Marcelo de Oliveira, diz que o anel cicloviário é uma forma de garantir a segurança e incentivar o uso da bicicleta. “O uso da bicicleta também aumenta a qualidade de vida dos moradores”.
A Serra tem um projeto para implantação de novas ciclovias, como a de Serra Dourada a Jacaraípe, com mais de 7 km.
Já Cariacica prevê a instalação de uma nova ciclovia na Avenida Mário Gurgel (BR-262), que foi municipalizada recentemente.
Vila Velha informou que iniciou as obras para a construção de novas ciclovias em Cidade da Barra, Santa Paula e São Conrado.
Sobre as rodovias estaduais, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES) já deu ordem de serviço para ser construída uma ciclofaixa na Rodovia ES-060, entre o trevo de Setiba e a Avenida Jones dos Santos Neves (ES-060), em Guarapari.
ENTENDA
Aumento de combustível
- Com o aumento do preço do combustível, que já acumula uma alta de 57,33%, desde maio do ano passado, mais pessoas têm procurado os transportes alternativos, como bicicletas e patinetes elétricos.
- Segundo levantamento da WebMotors Autoinsights, realizado em setembro, com 3.868 usuários de moto e carro, 31% deles alteraram a forma de se locomover devido ao aumento dos combustíveis.
- Para os motociclistas, a principal alternativa é a bicicleta: 33% deles migraram para esse meio em 2020. Já entre proprietários de carros, 17% fizeram essa alteração.
- A adesão à caminhada foi outra opção, citada por 17% dos motociclistas e 22% dos motoristas.
- Em 2020, também houve crescimento de 50% nas vendas de bicicletas em comparação com 2019.
- Para especialistas, outros fatores também podem ter desencadeado o aumento do uso de meios alternativos, como a busca por um estilo de vida saudável e receio de contaminação por Covid no transporte público.
Fonte: Aliança Bike, especialistas consultados e pesquisa AT.
O QUE VEM POR AÍ
Vitória
- Na capital, será construída uma ciclovia de 9 km que irá ligar a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, ao Ginásio Tancredão, em Mário Cypreste. A obra deve começar em 2023.
- Outra ciclovia em andamento é a que irá interligar a Praia de Camburi e a Avenida Rio Branco. A obra está prevista de iniciar neste semestre.
- Sobre segurança, o município realiza educação de trânsito e tem ampliado as ciclorrotas (espaços de circulação de ciclistas).
Serra
- A Prefeitura tem um projeto para implantação de novas ciclovias, como a de Serra Dourada a Jacaraípe, de mais de 7 km, que está com a licitação concluída. Também faz a manutenção das ciclovias regularmente.
- Sobre segurança, a prefeitura informou que irá modernizar o sistema de sinalização, como sinalização semafórica, que inclui as ciclovias.
- A partir do final deste ano e início de 2023, a cidade terá um processo de revitalização da malha cicloviária. Irá receber recuperação com operação tapa-buraco, recuperação do revestimento, recuperação de meio-fio, dentre outras ações.
Cariacica
- A Prefeitura informou está prevista a instalação de uma nova ciclovia na avenida Mário Gurgel (BR-262), que foi municipalizada recentemente. Também destacou que está em fase de discussão o cicloturismo.
- Sobre segurança, o município disse que as ciclovias estão sinalizadas conforme as normas de trânsito.
Vila Velha
- O município iniciou obras para a construção de novas ciclovias em Cidade da Barra, Santa Paula e São Conrado. Também deve contratar neste semestre o projeto executivo para expansão da ciclovia na orla, ligando a Praia de Itaparica até a orla do bairro Nova Ponta da Fruta, um total de 19 km novos de ciclovia.
- O município possui 8 km de ciclovia entre Praia da Costa e Itaparica. Com o novo projeto, terá 27 km.
Governo do Estado
- Em fevereiro, foi dada uma ordem de serviço para obras de reabilitação na Rodovia ES-060, entre o trevo de Setiba e a Avenida Jones dos Santos Neves (ES-060), que incluem também uma ciclofaixa, segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
- O órgão também informou que, em Vila Velha, a Avenida Jaguarussu vai receber uma ciclovia, junto aos demais serviços de pavimentação e drenagem. Com a construção dos dois viadutos na Darly Santos, também será feita uma ciclovia no local.
- Sobre o trecho da Rodovia do Sol, em Vila Velha, que liga a Terceira Ponte à Guarapari, via em que frequentemente ocorrem acidentes com ciclistas, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi-ES) disse que a construção de ciclovia não faz parte da concessão da Rodosol.
- Por isso, para oferecer uma alternativa de rota mais segura para os ciclistas, a Semobi-ES estuda, em conjunto com a Prefeitura de Vila Velha, criar rotas e implantar ciclovias em ruas e avenidas próximas da via, como já acontece na ciclovia localizada na orla de Vila Velha.
Fonte: Instituições consultadas.
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