X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ministério Público quer anular provas de concurso para professor em Linhares


Imagem ilustrativa da imagem Ministério Público quer anular provas de concurso para professor em Linhares
Sede do MP-ES em Linhares |  Foto: Wilton Junior/AT

A Promotoria de Justiça de Linhares, no Norte do Estado, entrou com requerimento na Vara Pública da Fazenda da comarca local, requendo a anulação, por meio de liminar, das provas do concurso da prefeitura para professor de Educação Básica (PEB I e II).

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) em face do município e do instituto responsável pela aplicação das provas. Na ação, o MPES requer a anulação da prova discursiva e consequente anulação de toda prova para os cargos de professor.

A investigação do MPES teve como base um procedimento instaurado para apurar irregularidades referentes à prova aplicada no ultimo dia 26 de janeiro. De acordo com a ACP, diversos candidatos narraram irregularidades existentes desde a publicação do edital até o momento da realização das provas.

De acordo com a professora Renata Vertuani, de 41 anos, que concorre a uma vaga, no quesito redação, por exemplo, o edital apresentou característica de texto dissertativo, já na prova foi cobrado gênero discursivo. “O erro mais grave foi o plágio da prova do concurso público de Vitória, que também foi realizado pela mesma banca do concurso aqui de Linhares", denunciou a candidata.

O OUTRO LADO

A prefeitura informou que ainda não foi notificada. Em nota encaminhada anteriormente, afirmou que notificou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), respomsavel pelo concurso, para prestar esclarecimentos em relação à questão discursiva. Já o Ibade não se manifestou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: