X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Ministério Público quer anular provas de concurso para professor em Linhares

| 06/02/2020 20:38 h | Atualizado em 06/02/2020, 21:17

Sede do MP-ES em Linhares
Sede do MP-ES em Linhares |  Foto: Wilton Junior/AT

A Promotoria de Justiça de Linhares, no Norte do Estado, entrou com requerimento na Vara Pública da Fazenda da comarca local, requendo a anulação, por meio de liminar, das provas do concurso da prefeitura para professor de Educação Básica (PEB I e II).

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) em face do município e do instituto responsável pela aplicação das provas. Na ação, o MPES requer a anulação da prova discursiva e consequente anulação de toda prova para os cargos de professor.

A investigação do MPES teve como base um procedimento instaurado para apurar irregularidades referentes à prova aplicada no ultimo dia 26 de janeiro. De acordo com a ACP, diversos candidatos narraram irregularidades existentes desde a publicação do edital até o momento da realização das provas.

De acordo com a professora Renata Vertuani, de 41 anos, que concorre a uma vaga, no quesito redação, por exemplo, o edital apresentou característica de texto dissertativo, já na prova foi cobrado gênero discursivo. “O erro mais grave foi o plágio da prova do concurso público de Vitória, que também foi realizado pela mesma banca do concurso aqui de Linhares", denunciou a candidata.

O OUTRO LADO

A prefeitura informou que ainda não foi notificada. Em nota encaminhada anteriormente, afirmou que notificou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), respomsavel pelo concurso, para prestar esclarecimentos em relação à questão discursiva. Já o Ibade não se manifestou.
 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS