X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Menino que pegou avião escondido queria 'conforto' e 'piscina', diz polícia

O garoto contou que havia perdido o dinheiro dado pela avó para ir à casa da tia e dizia ter 14 anos


O menino de 9 anos que conseguiu viajar sozinho de avião, partindo de Manaus até São Paulo, no último sábado (26), afirmou à polícia que queria morar com a tia em Campinas (96 km da capital paulista) para e ter uma vida mais confortável. Segundo o depoimento, ele queria ter acesso a piscina e restaurantes.

Os policiais investigam como o garoto conseguiu driblar a segurança, entrar na aeronave e não ser questionado ao longo do trajeto de 2,7 mil quilômetros entre a capital amazonense e Guarulhos, cidade onde fica o aeroporto na Grande São Paulo. O garoto não portava documentos ou mala, e tampouco tinha passagem para o embarque.

Para chegar ao aeroporto da capital amazonense, a 16 quilômetros de onde mora, o garoto saiu de casa às 6 da manhã do último sábado e pegou três ônibus, sem dinheiro, em direção ao aeroporto, de acordo com a Polícia Civil.

Quando chegou lá, o menino teria se aproximado de uma família para tentar embarcar junto, porém, sem sucesso.

Em seguida, se juntou a um grupo com várias crianças e passou pelo raio-x sem ser notado. O voo partiu às 15h50 de Manaus para Guarulhos.

De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, o desaparecimento do menino tinha sido registrado por parentes ainda na manhã de sábado.

A Latam, empresa pela qual a criança viajou, informou que identificou o menor desacompanhado durante o voo e acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar para lidar com a ocorrência após o pouso, registrado às 21h09.

A reportagem entrou em contato com a Latam para perguntar como o garoto conseguiu embarcar burlando o esquema de segurança. Em nota, a empresa afirmou que "após investigações internas junto ao sistema de segurança do aeroporto de Manaus, a empresa lamenta o ocorrido e informa que medidas de segurança já estão sendo reforçadas e tomadas para garantir que este tipo de situação não volte a ocorrer."

O garoto contou que havia perdido o dinheiro dado pela avó para ir à casa da tia em Campinas, e dizia ter 14 anos.

Foi feito contato com a família em Manaus, a tia de Campinas e a polícia, que pediu a intermediação do Conselho Tutelar e o retorno da criança no voo seguinte, o que acabou acontecendo.

De acordo com a assessoria de imprensa da polícia amazonense, o menor está com os pais, em casa, e as câmeras de segurança dos locais onde ele passou foram solicitadas.

A polícia afirma que foram colhidos depoimentos do menino e dos pais. Questionada se a fuga do menor foi motivada por possíveis maus-tratos que estaria sofrendo, a assessoria negou.

A hipótese mais provável é a de que ele agiu por contra própria, sem a ajuda de adultos e, antes de viajar, fez pesquisas na internet, afirma o comunicado enviado pela corporação à reportagem.

"A criança agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet sobre como entrar em um avião despercebida. Segundo a unidade especializada, a criança não tem histórico de violência familiar e, durante oitivas, a mesma informou que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo, com outros familiares", diz um trecho da nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: