Meeting Tribuna de Educação: Tecnologia e criatividade para motivar estudantes
Óculos de realidade virtual e utilização de QR Code são algumas apostas das escolas do Estado para ajudar no aprendizado
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Muito além do uso no cotidiano, a tecnologia também é uma aliada nas salas de aula. Escolas no Estado têm várias iniciativas criativas que motivam e contribuem para o aprendizado do estudante.
Um exemplo é o da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Virginia Nova, localizada em Rio Novo do Sul.
Na aula de Química, os alunos aprenderam sobre radioatividade com o auxílio da tecnologia de óculos de realidade virtual, em que puderam simular uma visita à cidade de Pripyat, na Ucrânia. Na imagem, puderam ver como ficou o local após o acidente na usina nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986.
Além dessa ação, a professora da matéria, Juliana da Silva Kiifer Rodrigues, deixou claro que são trabalhados vários vetores de atividades. “Fazemos o possível para variar as abordagens de forma a atingir todos os alunos”, comentou.
Um outro caso de utilização da tecnologia em sala de aula na Virginia Nova é o uso de QR Code para a visualização de planos tridimensionais de moléculas.
Edebrande Cavalieri, professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em Avaliação de Sistemas Educacionais, comentou que a revolução tecnológica está alterando os modos de viver e aprender, facilitando o acesso às informações.
“Se antes a aprendizagem se reduzia ao ambiente das bibliotecas, agora o mundo pode se fazer presente na palma da mão. Imagens e ambientes são os novos laboratórios. Não precisamos nos deslocar para encontrar esses ambientes”, destacou.
Edna Tavares, doutora em Educação, afirmou que o aluno pode ganhar mais autonomia com o uso da tecnologia na educação, pois ela desperta o interesse por respostas, o que contribui para criticidade e formação social.
“Destaco, porém, que a inserção da tecnologia é também um desafio, pois não basta somente ter as ferramentas, é necessário que as metodologias de ensino estejam moldadas para esse contexto e preparem os alunos para o uso das inovações tecnológicas”, completou a especialista.
Temas referentes ao uso da tecnologia nas escolas foram debatidos na última terça durante o Meeting Tribuna de Educação, que reuniu feras da educação no Estado.
NOVIDADES NAS ESCOLAS
Exposição tecnológica
No Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, aconteceu no mês passado o “Workshop TecInfo”, feira de tecnologia que reuniu produtos desenvolvidos ao longo do ano letivo pelas turmas do curso técnico em Informática.
Eles, que produziram jogos de computador e sites e fizeram montagem e manutenção de computadores, apresentaram suas criações para a escola e instituições de ensino vizinhas. Pessoas puderam jogar e acessar o conteúdo desenvolvido.
Sustentabilidade
Alunos da 2ª série do ensino médio do CEEFMTI Bráulio Franco, em Muniz Freire, participam do projeto “Recicle”, que tem como objetivo incentivar a reciclagem.
Por meio do site App Inventor, estudantes criaram um aplicativo com locais de coleta, informando a localização por meio de mapas. “Com ajuda da tecnologia no âmbito educacional, tudo irá melhorar”, disse José Francisco Manhone, professor de Geografia da escola.
Estudos de robóticaAvanço com o estudo da robótica! Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ponto do Alto, em Domingos Martins, há a eletiva “Robótica em #Alto Nível”, em que alunos do ensino médio aprendem sobre a área por meio da plataforma Arduíno, a qual permite o desenvolvimento de projetos eletrônicos.
“O principal objetivo é despertar o potencial de liderança e autonomia de cada um. Propomos pequenos projetos nos quais cada estudante tem a oportunidade de desenvolver suas próprias criações, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos”, disse o professor de Física da instituição, Osvaldo Paula Galote Junior.
Caça ao tesouro
Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari, acontece o projeto “EducaGAMES: aprender é divertido”, em que jogos são compartilhados com os alunos do ensino médio com objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e o conhecimento geral deles.
Um dos games que já fez parte do repertório é o escape room “Caça ao Tesouro”, jogo virtual com várias fases e um desafio final. Nele, o estudante deve vencer os desafios, relacionados a conteúdos escolares, para passar de fases e descobrir a senha do cofre para encontrar o tesouro.
Havia também dicas espalhadas pelas dependências da escola por meio de QR Codes que indicavam onde o tesouro estava escondido.
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