X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

MEC admite aplicar Enem só em maio de 2021


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 pode ser realizado apenas em maio do ano que vem, segundo o Ministério da Educação (MEC), devido à pandemia de Covid-19. Essa é uma das opções que os candidatos terão na hora de escolher a nova data da prova, que será definida por uma enquete na internet.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub

Imagem ilustrativa da imagem MEC admite aplicar Enem só em maio de 2021
O novo ministro da Educação é economista e próximo ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni

, divulgou a consulta pelas redes sociais ontem. Órgão responsável pelo exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que são três opções para a aplicação da prova: 6 e 13 de dezembro deste ano; 10 e 17 de janeiro de 2021 ou 2 e 9 de maio.

A consulta será realizada entre os dias 20 e 30 deste mês no site do Inep. Somente os inscritos para a prova poderão votar, utilizando CPF e senha cadastrados no portal do governo federal. Em todo o País, 6,2 milhões de candidatos farão a prova, que é utilizada como principal forma de acesso em universidades e institutos federais.

“A iniciativa da enquete é importante para dar oportunidade aos interessados de sugerir o melhor período para a realização das provas e garantir transparência”, afirmou o Inep, em nota.

O Enem 2020 também terá uma versão digital da prova, que será aplicada para 101.100 candidatos, sendo 1.300 no Estado. Para esses, as opções de data são: 10 e 17 de janeiro de 2021; 24 e 31 de janeiro ou 16 e 23 de maio. No Estado, as provas pelo computador serão aplicadas em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.

O governo federal decidiu adiar o Enem após pressão por parte dos estudantes. A principal crítica era que os alunos da rede pública seriam os mais prejudicados, já que o acesso às aulas online, por conta da pandemia do coronavírus, como está acontecendo nas escolas particulares, é mais complicado.

Entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) pediam o adiamento, o que chegou a virar projeto de lei aprovado no Congresso Nacional.

O exame estava marcado para os dias 1º e 8 de novembro deste ano. Já a versão digital do exame era prevista para os dias 22 e 29 do mesmo mês.

Educadores criticam proposta

A possibilidade de adiamento das provas do Enem deste ano para maio de 2021 está sendo criticada por educadores. Entre os argumentos contra, está o aumento do estresse sobre os estudantes.

Imagem ilustrativa da imagem MEC admite aplicar Enem só em maio de 2021
Sistema para inscrições no Enem 2020 |  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Para o professor Higor Prucoli, gestor do Centro de Ensino Madan, a criação da enquete para consultar os estudantes já indica que o governo está transferindo sua responsabilidade para a sociedade civil. “Os alunos não conseguem fazer essa mensuração”.

“O adiamento para uma data tão à frente vai exaurir ainda mais o físico e o psicológico dos alunos, por mais que essa seja uma demanda deles”, opinou Higor.

O ingresso ao ensino superior e a relação com colégios e cursos preparatórios também seriam afetados, já que o processo seletivo seria adiado e os estudos para a prova precisariam ser prolongadas.

O professor de Matemática Adriano Pratti, do Darwin, acredita que votos para maio virão daqueles que estão menos assistidos neste momento de suspensão de atividades presenciais, que verão no adiamento a oportunidade de conseguirem se preparar mais para o exame. Já os que conseguem manter a rotina remota deverão optar pelos dias mais próximos.

“Sendo em dezembro, ficariam só outros vestibulares tradicionais em janeiro. O período de festas, como Natal e Ano Novo, tira o ritmo de estudo e faz os alunos perderem a concentração”, disse Adriano.

Já o diretor pedagógico da 3ª série e do pré-vestibular do UP Centro Educacional, James Scandian, defende reavaliar a data quando houver definição do retorno às aulas presenciais. “Ainda não se sabe até quando vai a quarentena. Quando ela se encerrar, uma nova consulta deverá ocorrer”, observou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: