Mais guardas para organizar o trânsito e combater crimes em Vitória
Os 102 novos guardas civis de Vitória tiveram aulas sobre o uso da força, armamentos e tiro, primeiros-socorros e condução de viatura
A partir da próxima semana, 102 novos guardas civis municipais estarão nas ruas de Vitória para reforçar a segurança da população. A formatura foi realizada na segunda-feira (22) no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
De acordo com o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, os formandos se somam aos cerca de 450 guardas da ativa, totalizando cerca de 550 agentes no efetivo.
“É a primeira vez que é realizada uma formação integrada, única e completa. Estive em vários momentos com eles na formação, acompanhei de perto”, afirmou o prefeito.
Os novos guardas passaram por todas as fases da seleção, que começou com prova objetiva, até concluírem o Curso de Formação de Guardas (CFG), última etapa do concurso público e de caráter eliminatório, com mais de 800 horas de aulas teóricas e práticas.
Segundo Pazolini, a formação envolveu, entre outros treinamentos, aulas sobre o uso da força, armamentos e tiro, primeiros-socorros e condução de viatura.
O prefeito destacou que a Guarda Civil Municipal de Vitória foi unificada em 2023, de modo que todos os agentes atuam de maneira única, tanto no patrulhamento comunitário quanto em ocorrências de trânsito.
“Antes, iam duas viaturas para uma ocorrência de trânsito. Hoje, gera economia, pois uma equipe vai ao local, diminui o tempo de resposta e o tempo de liberação das vias. O policiamento comunitário é feito em contato direto com o cidadão e líderes comunitários, é um policiamento de proximidade”, observou Pazolini.
Os novos guardas vão atuar em todas as novas regiões administrativas de Vitória, com patrulhamento nas ruas.
Os guardas municipais utilizam armamento de diferentes calibres, a depender da ocorrência a ser atendida, tais como: pistolas, fuzis, carabinas e escopetas calibre 12.
Também as viaturas são de maior e menor tamanho, de acordo com a ocorrência atendida pela corporação.
O prefeito destacou que são 560 dias sem registrar feminicídios (assassinato de uma mulher por razões de gênero), na capital.
“Vitória vai se tornar ainda mais segura para moradores, turistas e todas as pessoas que frequentam a cidade, com uma redução ainda maior da criminalidade. Esta é uma ação concreta da prefeitura, mais um esforço importante na segurança pública”, destacou.
Saiba Mais
Último concurso foi há 12 anos
Reforço
A partir da próxima semana, 102 novos guardas civis municipais estarão nas ruas de Vitória para reforçar a segurança da população.
A Guarda Civil Municipal de Vitória realizou, ontem, a formatura dos agentes, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A corporação não realizava concurso público havia 12 anos.
Efetivo
Os formandos se somam aos cerca de 450 guardas da ativa, totalizando cerca de 550 agentes.
Patrulha
A chegada do novo efetivo reforça a atuação da Guarda de Vitória nas áreas de policiamento comunitário e segurança viária, ampliando a presença da instituição nas ruas e junto às comunidades.
Treinamento
Os novos guardas passaram por todas as fases da seleção, que começou com prova objetiva, até concluírem o Curso de Formação de Guardas (CFG), última etapa do concurso público e de caráter eliminatório, com mais de 800 horas de aulas teóricas e práticas.
Eles passaram por disciplinas como armamento e tiro, técnicas operacionais, uso da força, direitos humanos, legislação, direção defensiva, fiscalização de trânsito, primeiros-socorros e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários