X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de mil motoristas flagrados em blitz do bafômetro

De janeiro a novembro deste ano, um total de 1.267 motoristas foram parados por embriaguez pela polícia na Grande Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de mil motoristas flagrados em blitz do bafômetro
Capitão Theotonio Oliveira explicou que autos foram lavrados a condutores com capacidade psicomotora alterada. |  Foto: Douglas Schneider

Fim de ano  é tempo de festas e, mesmo com punições previstas na esfera administrativa e criminal, há condutores que insistem em ingerir bebidas alcoólicas e assumir a direção. Somente no último final de semana, pelo menos dois acidentes na Grande Vitória envolveram motoristas com sinais de embriaguez. 

Mas atenção: a polícia está alerta    e somente neste ano  já flagrou mais de mil condutores no teste do bafômetro (etilômetro).

De janeiro até o mês passado, 1.267 condutores no Espírito Santo foram flagrados.  Desses, 259  foram em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

No ano passado, de janeiro a dezembro, foram 1.417, sendo 277 na Grande Vitória, com exceção de Guarapari e Fundão. 

O comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Trânsito, capitão Theotonio Silva de Oliveira, explicou que essa quantidade de motoristas  refere-se aos autos    de infração lavrados a condutores com capacidade psicomotora alterada.

“O valor da multa para quem for  flagrado dirigindo com a capacidade psicomotora alterada ou que se recuse a realizar o teste do etilômetro é de R$ 2.934,70”, explicou o comandante.

Ao lado dos policiais sargento Gedson Correa, cabo Tiago e cabo Scotá, o comandante destacou que além da notificação desses condutores, ocorre a suspensão imediata do direito de dirigir por 12 meses, com recolhimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Para os casos em que foi constatada uma medição de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l de ar expelidos pelos pulmões, o condutor terá cometido uma infração gravíssima, mas não será acusado de crime. 

Já para os motoristas que apresentaram um resultado igual ou superior a 0,34 miligramas por litro no teste do bafômetro, as consequências são mais sérias.

Além da punição administrativa, considera-se que ele praticou um crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, de conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em virtude da ingestão de álcool etílico, cuja pena é de  detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir.


RECUSAS


2021: 1.759 condutores notificados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro no Estado, sendo 1.035 na Grande Vitória, com exceção de Guarapari e Fundão. 

2022 (até mês passado): 3.312 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro no Estado, sendo 2.180 na Grande Vitória.

Multa: R$ 2.934,70 é o valor  para quem for flagrado dirigindo  sob efeito de álcool  ou se recusar a fazer o teste, além de outras sanções.


EVOLUÇÃO DA FROTA


1994: 400 mil veículos

2004: 750 mil veículos

2020: 2 milhões veículos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: