Mais de 7 mil novas vagas em creches após pandemia
A expectativa na área da educação para o período pós-pandemia é que mais vagas em creches sejam criadas no Estado com a construção de novas estruturas.
A previsão é de mais de 7 mil vagas para crianças de zero a 5 anos nas redes municipais.
Os municípios planejam a expansão para suprir necessidades prévias e atender novas demandas.

“Assumimos postura de colaboração para atingir metas do plano de educação, que inclui ofertar vagas para 50% das crianças de 6 meses a 3 anos e para 100% das crianças de 4 e 5 anos”, detalhou Vitor. “Até o final desta gestão, temos como objetivo apoiar a construção de mais 100 creches.”
Na Serra, a obra da “supercreche” de Vista da Serra II foi concluída neste mês.
A inauguração ocorrerá após autorização para retorno das atividades pedagógicas presenciais, quando serão aceitas matrículas para 380 vagas. Até agosto de 2021, a previsão é de 1.080 novas vagas.
A gerente de Educação Infantil da Serra, Luciana Paneto, destaca que “essa etapa tem papel fundamental para, trabalhando interações e brincadeiras, desenvolver a criança de modo integral, ou seja, psico, emocional e socialmente”.
Em Cariacica, quatro novas unidades deverão ser concluídas ainda este ano e mais duas até julho de 2021, ofertando mais 1.400 vagas para crianças até 5 anos.
Já a Educação Infantil em Vila Velha contará com aproximadamente 3.500 novas vagas em 11 novas unidades até o próximo ano.
O secretário municipal de Educação de Vila Velha, Roberto Beling, explica que a oferta será para suprir o déficit já existente e se preparar para novas demandas.
“Vila Velha tem forte adensamento populacional, em função de migração, além da taxa de natalidade. Então, temos de ampliar as vagas constantemente”, disse.
A operadora de caixa Rhayanny Pereira Costa, de 31 anos, está na expectativa pela inauguração da nova creche em Alecrim, para matricular a filha Yumi Arhunna, 3.
“Eu preciso da creche para poder procurar um emprego, pois não tenho com quem deixá-la para ir trabalhar”, explicou.
Alunos não devem levar brinquedos de casa
O retorno às atividades pedagógicas presenciais deverá seguir diretrizes para proteção à saúde das crianças.

A pediatra do Programa de Saúde da Escola de Vila Velha, Marcia Andriolo, observou que as equipes escolares adotarão medidas para evitar a propagação do vírus, mas as famílias devem estar atentas.
“Ao chegarem à creche, as mochilas serão higienizadas, mas o ideal é não levarem brinquedo de casa e irem com roupas que não foram usadas em dias anteriores”, orientou.
O município de Vitória também criou um grupo de trabalho envolvendo equipes de saúde e educação para traçar estratégias adequadas aos pequenos, afirma a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
“Estamos em processo de construção de protocolos para cada grupo de estudantes. O detalhamento ainda está sendo feito, mas já avaliamos a aquisição de termômetros, dispersor de álcool em gel, equipamentos de proteção individual e tapetes sanitizantes”, informou a secretária.
SAIBA MAIS
Novas escolas na Grande Vitória
Cariacica
> Serão 1.400 novas vagas, com previsão de entrega até julho de 2021.
> Em Jardim América, Morrinhos, Porto Belo II e Vale dos Reis, em dezembro, com 200 vagas cada.
> Cmei Alzira Ramos, previsto para junho de 2021, com 200 vagas.
> Em Vila Prudêncio está prevista para julho de 2021, com 400 vagas.
Serra
> Prevê quatro novas unidades, com 1.080 vagas até 2021.
> A supercreche de Vista da Serra II, com 380 vagas, já está pronta.
> Cmei de Campinho da Serra I: entrega em dezembro, com 190 vagas.
> Cmei do Bairro de Fátima: junho de 2021, com 190 vagas
> Supercreche de Colina da Serra, agosto de 2021 , com 320 vagas.
Vila Velha
> Serão 3.500 novas vagas, sendo 80% delas ainda este ano.
>Unidades em Alecrim, São Torquato, Praia das Gaivotas terão 376 vagas cada, ainda este ano.
> No 1º semestre de 2021, Sítio Batalha (200); São Conrado, Ulisses Guimarães e Jabaeté (376); Divino Espírito Santo (450); e Jaburuna (208). Para o 2º semestre, Araçás (460).
Vitória
> Das 4.954 vagas abertas este ano, 1.555 continuam disponíveis.
Fonte: Prefeituras citadas
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp