Mais de 674 mil veículos estão com o licenciamento vencido no ES
Motoristas que não se regularizarem até o dia 1º de outubro poderão ser multados, acumular pontos na carteira e até ter o carro removido

Mais de 674 mil veículos estão com o licenciamento de 2025 em atraso no Espírito Santo.
Os motoristas que deixarem de se regularizar até o dia 1º de outubro – quando tem início a cobrança durante as fiscalizações de rotina – poderão ser multados, acumular pontos na carteira e até ter o carro removido.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), o calendário de vencimentos da taxa de licenciamento termina sexta-feira (19), quando irá expirar o prazo das últimas cotas para os veículos com placas finais 9 e 0.
Já o dia 1º de outubro marca o início do Calendário de Fiscalização do Licenciamento.
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Raphael Piekarz, salientou que a fiscalização a partir desse período não tem foco apenas na cobrança do licenciamento do veículo.
“No entanto, se o condutor for abordado em qualquer tipo de operação e fiscalização de trânsito, ele está sujeito à autuação”.
O Código de Trânsito estabelece que conduzir veículo que não esteja licenciado é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos da carteira e remoção do veículo.
Piekarz explicou que o sistema de pagamento por Pix permite que o condutor consiga, no momento em que for abordado em uma fiscalização, pagar a taxa. No entanto, ainda será multado. “Nesse caso, ele evita que o veículo seja removido na hora da fiscalização”.
Para quem está com dificuldade de fazer o pagamento e deseja parcelar os débitos, Piekarz ressaltou ainda que é possível optar pelo serviço de uma empresa credenciada ao Detran, que faz o parcelamento em até 10 vezes. “No site do Detran é possível consultar a lista de empresas”.
O chefe da comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente Lucas Gabriel Lourenço, reforçou que a fiscalização já ocorre de forma rotineira, incluindo com verificação do licenciamento. “A partir de outubro, passamos a cobrar de forma mais efetiva a regularização do Licenciamento de 2025”.
Ele acrescenta que os condutores precisam estar cientes que o licenciamento não depende apenas de pagar a taxa do licenciamento.
“Ele não é só um tributo, mas a autorização que o Detran dá para que o veículo circule. Se houver pendência de recall, vistoria de GNV (Gás Natural Veicular) ou transferência de propriedade, por exemplo, mesmo com a taxa paga, o carro não é licenciado”, alerta o tenente.
SAIBA MAIS
Licenciamento anual
O certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento de registro e identificação, de porte obrigatório, para trafegar com veículos.
O licenciamento é renovado mediante o pagamento de taxas anuais, que incluem o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxa de licenciamento, além de outras pendências, como multas, gravames (sistema que gerencia as restrições incluídas sobre os veículos) e impedimentos judiciais.
Licenciamento vencido
674.336 mil veículos estão com licenciamento 2025 em atraso.
26% é o que representam os veículos em atraso do total da frota (2,5 milhões).
Penalidade
Conduzir o veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da remoção do veículo para eventual regularização.
Como regularizar a situação
Para regularizar o licenciamento, o proprietário do veículo deve entrar no site www.detran.es.gov.br, acessar o banner “Serviços Digitais de Veículos” e escolher o ícone “Emissão de Boleto Licenciamento”.
Depois, deve informar os dados e emitir o boleto.
O Detran-ES possibilita o parcelamento dos débitos referentes aos veículos, com uso de cartões de crédito. O pagamento é feito por meio de correspondente bancário credenciado.
As informações e débitos dos veículos podem ser consultados no site do Detran-ES.
Calendário de licenciamento 2025
Finais de placa | Vencimento
1-2 | 11 de setembro
3-4 | 12 de setembro
5-6 | 15 de setembro
7-8 | 18 de setembro
9-0 | 19 de setembro
Início da fiscalização: 1º de outubro
Fonte: Detran-ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários