X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 24°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Vitória entre as capitais com menor índice de mortalidade infantil no Brasil

Dados são parte de uma análise de índices do DataSUS. Estão no topo da lista Brasília, Florianópolis, Curitiba e Fortaleza

foto autor
Vitor Simões, com informações de Laiz Menezes e Irapuan Campos, da Agência Folhapress
17/09/2025 - 17:40 • Atualizada em 17/09/2025 às 18:12
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Vitória entre as capitais com menor índice de mortalidade infantil no Brasil
|  Foto: Elizabeth Nader/Divulgação/PMV

Vitória é uma das capitais com os melhores resultados de saúde pública no Brasil, segundo levantamento da Umane (associação civil que auxilia iniciativas voltadas à promoção da saúde).

Os dados são parte de uma análise de índices do DataSUS de mortalidade infantil de crianças menores de um ano, mortalidade materna e mortes prematuras (de 30 a 69 anos) por doenças crônicas não transmissíveis.

Junto com a capital capixaba, estão no topo da lista Brasília, Florianópolis, Curitiba e Fortaleza. No outro extremo estão Salvador, Recife, João Pessoa, Teresina e Manaus, com os indicadores desfavoráveis.

Para melhorar os resultados na redução da mortalidade materna e infantil, a Prefeitura de Vitória ampliou o acompanhamento pré-natal, para garantir sete consultas ao longo da gestação.

A medida vai além da recomendação mínima de seis consultas, estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde, para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Segundo a secretária de Saúde do município, Magda Lamborghini, seis das 29 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade passaram a funcionar em horário estendido aos sábados, domingos e feriados. A estratégia fortaleceu a vacinação e ampliou a cobertura de serviços básicos, para recuperar índices vacinais e prevenir óbitos por doenças evitáveis.

Indicadores analisados

Evelyn Santos, gerente de investimento e impacto social da Umane, explica que os indicadores analisados refletem a qualidade dos serviços prestados em cada cidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que completa 35 anos nesta sexta-feira (19).

Segundo ela, a mortalidade infantil e materna apontam vulnerabilidades em momentos críticos, como gestação e primeiros anos de vida, e estão associadas a fatores socioeconômicos e ao acesso a serviços de saúde.

Já a mortalidade prematura é um indicador frequentemente negligenciado, mas que evidencia impactos de doenças silenciosas, como hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares, sobre a qualidade de vida e os custos para o sistema de saúde.

Para chegar ao top 5, as 27 capitais foram avaliadas segundo cada indicador. A Umane considerou as 13 primeiras posições de cada ranking —que correspondem à metade superior, com os menores índices em cada categoria.

Esse grupo, chamado de top 13, reúne os municípios com os melhores resultados em 2023, última data de atualização disponível no Observatório da Saúde Pública da Umane.

Ao cruzar os três indicadores de mortalidade, é possível identificar um grupo restrito de capitais que se mantém bem posicionado em todos eles: Brasília, Florianópolis, Curitiba, Vitória e Fortaleza, cidades que aparecem simultaneamente no top 13 de mortalidade infantil, materna e prematura, o que mostra consistência nos resultados de saúde pública.

Florianópolis, apesar dos bons resultados em mortalidade infantil e materna, cai para a décima posição em mortalidade prematura entre as capitais. O secretário de Saúde Cláudio Goulart aponta que isso ocorre principalmente devido ao perfil demográfico da cidade, que conta com 18% da população acima de 60 anos.

"Isso aumenta os riscos de doenças crônicas e mortes prematuras. Fatores como hipertensão, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental também influenciam esses índices. Para enfrentar o desafio, a cidade mantém programas de prevenção e diagnóstico precoce, voltados a doenças crônicas e aos tipos mais comuns de câncer."

Em Curitiba, a redução da mortalidade materna e infantil é conduzida pelo programa Mãe Curitibana, criado em 1999, que oferece assistência integral à mulher e à criança, desde o pré-natal até o puerpério, com telemonitoramento das gestantes e vinculação a maternidades de referência, afirma a secretária de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.

Apesar do bom desempenho em mortalidade infantil, Curitiba ainda enfrenta dificuldades na redução da mortalidade materna (5º lugar) e prematura por doenças crônicas não transmissíveis (6º lugar).

A secretária aponta como principais desafios a adesão ao acompanhamento integral por parte de gestantes imigrantes e de pacientes que começam o pré-natal na rede privada e migram para o sistema público durante a gestação.

A gerente de investimento e impacto social da Umane destaca que o PIB per capita do município ajuda a qualificar os indicadores ao mostrar que nem sempre as capitais com maior riqueza apresentam os melhores resultados em saúde.

"O exemplo de Fortaleza ilustra isso: apesar de ter um PIB per capita relativamente baixo, a cidade consegue resultados positivos nos três indicadores. Por outro lado, Brasília, com um PIB per capita alto, apresenta mortalidade infantil e materna piores que Florianópolis, que tem metade do PIB per capita, embora sua mortalidade prematura esteja melhor."

A secretária municipal de saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, diz que o município consegue aplicar recursos de forma estratégica em áreas de maior vulnerabilidade.

Entre as ações destacadas estão a humanização do parto, o fortalecimento do pré-natal, a criação de centros de atenção a hipertensos e diabéticos, a informatização da rede hospitalar e programas voltados à alimentação e à prevenção na adolescência.

A Prefeitura do Recife afirma que adota uma série de políticas públicas voltadas à redução da mortalidade materno-infantil e por doenças não transmissíveis, como cânceres, diabetes e hipertensão. Entre os programas de destaque estão o Mãe Coruja e o Compaz, "ambos reconhecidos internacionalmente pelo trabalho de prevenção, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população".

O município ressalta que as ações intersetoriais vêm contribuindo para a redução de indicadores como mortalidade materna e infantil, conforme os dados atualizados pela gestão municipal no SIM (Sistema de Mortalidade), que mostram tendência de queda nos últimos anos.

A Prefeitura de Manaus afirma que oferta atendimento pré-natal em todas as USF (Unidades de Saúde da Família), com atenção integral às gestantes de risco habitual e intermediário. Também diz acompanhar gestantes de alto risco em parceria com ambulatórios estaduais e utiliza telessaúde para evitar desfechos desfavoráveis.

O projeto Saúde Pública tem apoio da Umane, associação civil que tem como objetivo auxiliar iniciativas voltadas à promoção da saúde

Ícone tags Tags dados de saúde mortalidade Políticas públicas saúde vitória

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM