Mais de 60% dos veículos roubados no ES são recuperados
6.707 ocorrências de furto e roubo de veículos foram registradas no ano passado
Escute essa reportagem
No rastro dos criminosos, a equipe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos juntou ferramentas tecnológicas e conseguiu no ano passado recuperar 60,7% dos veículos roubados ou furtados.
No período de janeiro a dezembro, a delegacia registrou 6.707 ocorrências de furto e roubo de veículos, com a recuperação de 4.069 veículos, o que representa 60,7% das ocorrências.
Em comparação com 2022, houve uma redução de 12,5% no total de veículos furtados e roubados, destacando-se uma diminuição de 10,9% na Região Metropolitana e uma expressiva queda de 28,1% na região Sul.
O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes, destaca que o cerco eletrônico é uma ferramenta importante na recuperação do veículo e na desarticulação das quadrilhas.
“Depois que a vítima registra o BU (Boletim Unificado), através do cerco inteligente, a gente consegue fazer o acompanhamento se o veículo automotor continua no Estado ou até mesmo para outros estados da federação, neste caso, utilizando o sistema do Ministério da Justiça, o Córtex”.
O diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (SindSeg RJ/ES), Ronaldo Vilela, salienta que entre as medidas que têm contribuído para essa redução está o sistema integrado de segurança.
“Entre as medidas que certamente têm contribuído de maneira relevante e muito positiva na redução do roubo e furto de veículos no Espírito Santo, pode ser destacado o sistema integrado de segurança que conta com a instalação de câmeras na via pública, principalmente em Vitória e cidades vizinhas, constituindo assim no que é conhecido como cerco eletrônico”, disse o diretor-executivo.
Seguro
Segundo ele, a segurança pública no Espírito Santo vem ajudando muito. “Eles estão mantendo uma política efetiva de controle dos índices de roubo e furto de veículos. E mais importante que isso: a redução constante do crime. Por outro lado, a recuperação de veículos roubados e furtados apresenta índice que inclui o Estado entre os cinco com melhor desempenho quanto a esse índice”.
E mais. Ele ressalta ainda que o índice de recuperação tem influência favorável no preço do seguro dos automóveis no Estado.
Saiba mais
Redução
De janeiro a dezembro do ano passado foram registrados 6.707 ocorrências de furto e roubo de veículos, com a recuperação de 4.069 veículos, alcançando 60,7% de recuperação.
Tipo de veículos que lideram as preferências dos criminosos para furtos e roubos:
Motocicletas: 3.679
Automóveis: 2.192
Caminhonetes: 456
Caminhões: 159
Camionetas: 102
Reboque: 42
Quadriciclo: 40
Principais marcas de veículos furtados e roubados na Grande Vitória:
Honda: 199
Fiat: 40
Yamaha: 39
GM/Chevrolet: 31
Volkswagem: 26
Renault: 12
Ford: 12
Hyundai : 12
Toyota: 7
Suzuki: 4
Nissan: 4
Grande Vitória
Na Região Metropolitana, 416 veículos foram roubados ou furtados em dezembro de 2023, dos quais 248 recuperados pela Delegacia Especializada.
As motocicletas foram os alvos mais frequentes, com 228 registros, seguidas por automóveis (136).
Municípios com mais ocorrências:
Cariacica lidera o índice de roubo a carros, com 61 casos, seguido pela Serra (57), Vila Velha (34), Vitória (11) e Viana (10).
Bairros com os maiores índices de furto e roubo de veículos:
Campo Grande, em Cariacica: 16
Parque Residencial Laranjeiras, na Serra: 16
Jardim Camburi, em Vitória: 14
Jardim da Penha, em Vitória: 8
Colina de Laranjeiras, na Serra: 7
Jardim Limoeiro, na Serra: 7
Praia do Canto, em Vitória: 7
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários