X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 47 mil vão fazer provão para ter diploma


Jovens e adultos terão a oportunidade de obter o certificado de ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova será realizada gratuitamente no próximo domingo e conta, no Espírito Santo, com 24.369 pessoas inscritas para o ensino fundamental e 22.828 para o ensino médio.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 47 mil vão fazer provão para ter diploma
O vigilante Mário Talmo de Oliveira, de 41 anos, está em busca de crescimento profissional. |  Foto: Dayana Souza/at

“É uma grande oportunidade para todas aquelas pessoas que não conseguiram concluir o estudo, em qualquer etapa da vida”, afirmou a gerente de avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Endy de Albuquerque Silva.
prova

A prova será aplicada em 14 municípios capixabas, em mais de 85 escolas. Devido à pandemia da covid-19, em 2020, os estudantes não puderam realizar o exame e, por isso, neste ano, a edição é referente ao ano passado.

Para participar da prova não é necessário estar estudando. As pessoas que não concluíram o ensino fundamental e possuem pelo menos 15 anos de idade vão fazer o teste, que será realizado no período matutino. Já os que têm 18 anos ou mais e não terminaram o ensino médio farão a avaliação à tarde, para obter o certificado.

O professor de Língua Portuguesa Ricardo Costa, da Escola Hildebrando Lucas, Polo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), acredita que a realização do provão é uma forma de promover a inserção dessas pessoas na sociedade e o seu retorno para o mercado de trabalho.

Além disso, ele destacou a importância do exame ao passo que leva em consideração a bagagem do aluno e sua história de vida.

“O foco é promover mudança de vida no âmbito social e ter o prazer de concluir os estudos”, afirmou o professor.

Já o professor de Matemática do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Vitória, Rogério da Silva Santos, afirmou que, além de ser uma promoção para dar prosseguimento aos estudos, é uma chance de aqueles que por algum motivo não conseguiram concluí-los obterem o certificado.

“Muitos empregos exigem a declaração de conclusão. Por isso, essa é uma oportunidade que precisa ser divulgada cada vez mais”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: