X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 1.200 reclamações de barulho em apenas 1 mês

Cerca de 40 registros são feitos por moradores todo dia nos serviços de Disque-Denúncia da Grande Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de    1.200 reclamações de barulho em apenas 1 mês
|  Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana

Incomodados com o excesso de barulho provocado por vizinhos, bares e quiosques com som alto, obras e veículos, entre outras fontes de ruído, mais de 1.200 moradores da Grande Vitória procuraram os serviços de Disque-Silêncio em apenas um mês em busca de ajuda para o problema.

Somente em janeiro deste ano, 1.229 reclamações foram registradas em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Considerando o número de queixas, a capital ficou em primeiro lugar com 428 no total.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, quando são feitas as solicitações, as avaliações de ruído são realizadas por um auditor de atividades urbanas no local indicado pelo morador que registrou o chamado, em logradouro próximo ao seu endereço ou em logradouro a 50 metros do local da fonte sonora.

Em áreas residenciais, a tolerância para a medição em ambiente interno é de 50 decibéis, das 22h às 7 horas, ou 55 decibéis entre 7h e 22 horas.

Já nas proximidades de zonas comerciais, são permitidos até 65 decibéis durante o dia e 55 decibéis à noite. Em caso de descumprimento da regra, o infrator pode ser autuado e multado.

Depois da capital, Cariacica é a cidade que mais coleciona queixas na Grande Vitória: 380 no total.

“Esse número não significa que todos os estabelecimentos tenham sido multados, pois nem sempre as denúncias são procedentes. Muitas vezes, ao chegarem ao local, os agentes não encontram som excessivo ou o barulho está dentro dos limites permitidos, o que impede a autuação”, disse a prefeitura, por meio de nota.

Já na Serra, 230 denúncias foram registradas em janeiro. Após notificação e constatação, o estabelecimento é autuado. A multa varia de R$ 50 a R$ 20 mil, dependendo de agravante. A penalidade também inclui a apreensão do equipamento.

José Luiz Correia, diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental da Serra, disse que o foco da fiscalização é a educação. “A autuação vem em último caso, quando a pessoa não atende a notificação”.

Já Vila Velha ficou em quarto lugar no ranking, com 191 reclamações registradas no período.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: