X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 110 mil crianças sem vacina contra a gripe no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Mais de 110 mil crianças  sem vacina contra a gripe no Estado
Criança é vacinada: campanha imunizou 169 mil menores contra a gripe no Espírito Santo |  Foto: Rodrigo Gavini - 12/05/2017

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 30 em todo o País. No Espírito Santo, ainda faltam serem vacinadas 110.484 crianças (menores de 6 anos, e a partir dos 6 meses de vida), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A meta, definida pelo Ministério da Saúde, é que sejam vacinadas no Estado 279.488 crianças até o fim da campanha.

Apesar de o Espírito Santo já ter vacinado 1.138.892 pessoas, até a última quarta-feira (10), segundo dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a baixa vacinação em gestantes também chama a atenção – apenas 21.046 foram vacinadas, quando a meta é vacinar 40.067.

Também estão abaixo da meta as puérperas (que deram à luz até 45 dias), com apenas 4.588 pessoas vacinadas (69,67%); indígenas, com 3.820 vacinados (82,47%); e adultos de 55 a 59 anos, com 97.693 vacinados (59,85%).

A Sesa ressaltou que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90% de vacinação para os públicos dos idosos e dos trabalhadores da saúde foi superada no Estado, com 135,11% (500.931 vacinados) e 106,08% (105.603 vacinados), respectivamente.

A vacina é trivalente e protege contra os vírus da influenza A (H1N1 e H3N2) e B.

O infectologista Fábio Coutinho destacou que a vacina de gripe é de vírus morto e não causa doenças.

“Ela é feita para prevenir a gripe grave, a H1N1. A doença causada pelo H1N1 é grave com letalidade maior que o coronavírus. Prevenir sofrimento e morte com uma vacina eficaz é a melhor proteção”, explicou.

Para os pais que ficam receosos de dar a vacina para seus filhos, a pediatra Camila Mendes ressaltou que não há risco para quem é imunizado. “Algumas pessoas, após tomarem a vacina, podem ter febre e dor local, mas são coisas benignas, não tem motivo para não tomar. Pior é pegar a doença”, destacou.


Veja os locais de vacinação


Vitória

  • Na capital, a vacinação ocorre por meio de agendamento online: agendamento.vitoria.es.gov.br. Locais e horários podem ser conferidos no site.

Vila Velha

  • A vacinação ocorre em 10 postos volantes e começa a partir das 8h.

  • Locais: Drive-thru no Shopping Boulevard; Centro Municipal de Atenção Secundária; Ginásio Tartarugão; Escola Rosa Helena Frota Tristão, no Ibes; Centro Comunitário, em Vila Nova; Umef Graciano Neves, em Paul; Umef Leonel Brizola, em Santa Rita; Umef Paulo Maris Guia, em Cobilândia; Umef Paulo Cesar Vinha (Caic), em Terra Vermelha; Posto da Polícia Militar, em Ponta da Fruta.

Cariacica

  • A vacinação acontece das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de saúde de Porto de Santana, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha II, Cariacica-Sede, Santa Fé, Santa Bárbara, Itaquari, Bela Aurora, Rio Marinho e Novo Brasil.

Serra

  • A vacinação acontece em todas as 38 unidades de saúde, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, além dos seguintes pontos: Emef Prof. Maria Istela Modenesi, em Jacaraípe; Emef Julite Miranda Freitas, em Nova Almeida; Centro Comunitário, em Parque Residencial Laranjeiras; ginásio local, em Barcelona; e Emef Herbert Souza, em São Marcos.

Fonte: Sesa e prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: