X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Maioria quer mudar de profissão para viver melhor

Pesquisa aponta que 53% dos brasileiros desejam uma nova carreira nos próximos 12 meses, para ter vida mais tranquila


A necessidade do isolamento social trouxe muitas mudanças e novos modelos de trabalho para o mercado. Essas realidades conquistaram muitos trabalhadores, pela proximidade com a família e pela possibilidade de um horário mais flexível, entre outras conquistas. 

Com isso, o desejo de ter uma rotina mais tranquila e equilibrada cresceu. É o que mostra a pesquisa “Protegendo o Futuro do Trabalho”, realizada pela Kaspersky. Dos entrevistados, 53% dos profissionais brasileiros consideram mudar de emprego nos próximos 12 meses.

Dentre os principais motivadores para a mudança na carreira dos brasileiros, estão a manutenção de um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (50%) e o desejo de receber salário mais alto (49%).

Com a pandemia, as pessoas começaram a perceber como a vida é efêmera, na avaliação da diretora da Kato Consultoria, Roberta Kato. “Percebendo isso, as pessoas desejaram trabalhar menos, ter mais momentos que não sejam só o trabalho. O modelo de trabalho sempre foi de muitos excessos”.

A preocupação com a saúde mental também  se tornou um motivo para o desejo de mudança de profissão, segundo a consultora de carreira Adriana Cubas.

“A saúde mental ganhou visibilidade. Tanto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a considerar a síndrome de Burnout como uma doença do trabalho. Então, muitos profissionais começaram a se questionar se o trabalho estava contribuindo para a saúde mental ou não. A pandemia trouxe  a reflexão de pensar o trabalho como algo que agregue, que a vida não é só isso”. 

O desejo por mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional era uma tendência que já vinha antes da pandemia, na opinião da diretora da Selecta, psicóloga Vânia Goulart, especialista em Gestão de Carreira e Liderança. “Essa tem sido a busca dos novos profissionais hoje: conciliar qualidade de vida com o salário e outras vantagens”.

Para a psicóloga Gisélia Freitas, especialista em Pessoas e Carreiras, essa mudança está sendo mais impactante em profissionais acima dos 35 anos de idade e, principalmente, dos de 50 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Maioria quer mudar de profissão para viver melhor
Marcelo Pereira de Carvalho trocou a estabilidade no trabalho para ter mais tempo para a família |  Foto: Antonio Moreira/AT

Tempo com os filhos

Ex-gerente de vendas, Marcelo Pereira de Carvalho, 40 anos, trocou a estabilidade no trabalho para se dedicar à carreira como professor e consultor de crescimento de vendas. Agora, ele consegue ter mais tempo para a família: a mulher, Suzana Silva, 40, e os filhos Davi, de 7 anos, e Daniel, de 4. 

“Nesta virada de ano, resolvi seguir como professor de negociação e consultor de negociação e vendas. Fiz isso para ter uma vida um pouco mais leve, sentir que contribuo mais e ter mais tempo com a família”, conta. 

“Tem pouco tempo. Ainda há um pouco de ansiedade, mesmo fazendo menos coisas. O desafio é manter  as emoções alinhadas. Mas agora tenho tempo para tomar café da manhã com eles e levar os meninos ao parque”, relata Marcelo.


SAIBA MAIS


Autoconhecimento

  • Antes de decidir pela mudança de carreira, procure se conhecer e definir um propósito.
  • Avalie quais são suas habilidades e os conhecimentos que você tem, seus pontos fortes e fracos. Habilidades emocionais são valorizadas. Conheça as suas para se aprimorar. 
  • Pense em tudo o que uma nova carreira pode mudar na sua vida. Faça uma lista do que te atrai e por quê.  

Avaliação da carreira atual

  • É importante pensar se a vontade de mudar de carreira não é apenas uma desmotivação causada pela função ou empresa atual. Descubra por que a carreira não está te favorecendo e com o que ela se relaciona. 
  • Pense nas atividades que  faz hoje com facilidade e prazer que goste. Avalie quais delas estão alinhadas ao seu propósito.  

Autoconhecimento profissional

  • Conheça seus feitos e suas habilidades profissionais. Avalie os cargos e as empresas pelas quais passou e liste o que mais gostava de fazer, o que o potencializava profissionalmente e motivava. Com essas questões, fica mais fácil escolher uma área que esteja ligada a esses valores e essas competências.

Escolha da nova carreira 

  • Alinhando os interesses, os propósitos e as habilidades, analise o mercado para entender quais áreas estão em ascensão. Busque entender se é um setor próspero, se sofreu com a pandemia, a base salarial e os benefícios. Esteja ciente dos prós e dos contras.

Qualificação

  • Procure saber quais as qualificações necessárias para a nova carreira. Busque aperfeiçoar seus conhecimentos. Procure se voluntariar para trabalhos relacionados a sua nova escolha. Fazer isso de forma paralela ao atual emprego dará experiência na área. 

Relacionamentos profissionais

  • Converse com profissionais da área para a qual você quer ir e conheça mais a profissão e as empresas desse segmento. 
  • Amplie seu networking pessoalmente ou online, com o uso das redes sociais. Deles, virão oportunidades. Colete ideias, opiniões, informações, mas assuma suas decisões. Não seja cópia de outras histórias.

Redes sociais

  • A rede social Linkedin é ideal para relacionamentos de trabalho. Conheça e siga pessoas importantes na carreira que quer traçar. Mas outras redes sociais também podem ajudar no conhecimento e relacionamento, porque as empresas do ramo estão presentes nelas.  

Rede de apoio

  • Defina uma rede de apoio. Pessoas que estão a sua volta e vão te apoiar nas decisões. Converse com a família sobre a sua decisão. Sua segurança deixará as pessoas no entorno seguras também.

Prepare-se financeiramente

  • A transição para uma nova carreira não vai acontecer de uma hora para outra. Assim, é importante ter uma reserva para se manter, afinal, na nova carreira, os ganhos podem não ser os mesmos de uma carreira em que já tem experiências. 

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: