X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Maioria dos alunos da Ufes é contra aulas a distância


Imagem ilustrativa da imagem Maioria dos alunos da Ufes é contra aulas a distância
Sede da reitoria: segundo Ufes, maioria dos alunos não tem acesso à internet |  Foto: Kadidja Fernandes - 01/03/2020

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) discute a possibilidade de realização de aulas a distância, modelo chamado pela instituição como ensino remoto emergencial. O modelo ganhou esta semana informações importantes para o debate.

Uma pesquisa ouviu 11.656 estudantes, o que corresponde a 49,09% dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação presenciais. A maioria que participou, entretanto, votou contra a realização de atividades não presenciais durante a pandemia da Covid-19, sendo 57% (6.651) contra e 43% (5.005) a favor.

Mais de 11 mil estudantes também afirmaram ter acesso à internet, o que corresponde a 96% dos alunos participantes da pesquisa, contra 437 (4%) que disseram não ter. Para participar, era necessário ter acesso à internet para chegar ao link do formulário que foi enviado por e-mail.

Os dados estão sendo analisados pelos 11 centros de ensino, que até o próximo dia 26 encaminharão sugestões de soluções ao grupo de trabalho, que enviará o material à reitoria para discussão com o Conselho Universitário e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Estudante do sexto período de Jornalismo, Sara de Oliveira Silva, de 21 anos, votou contra as aulas não presenciais:

“A pesquisa foi feita pela internet e a maioria não participou, então não tem como afirmar que a maioria tem acesso à internet. Votei contra porque a universidade é pública e todos precisam ter acesso ao ensino. Promover uma forma de ensino que nem todos podem ter é uma forma de exclusão”.

O reitor Paulo Sérgio de Paula Vargas, porém, garante que isso tem sido levado em consideração.

“O principal é garantir uma isonomia de condições para todos participarem dessa solução. Temos alunos de camadas de maior vulnerabilidade social, então a gente tem de ter o cuidado e garantir que as pessoas que teriam dificuldades de acesso à internet ou de equipamentos adequados tenham condições”.

Segundo ele, estão sendo discutidas várias alternativas. “Elas vão desde possibilidade de contratação de acesso à internet, auxílio para o aluno custear esse acesso e alocar equipamentos”, afirma.


OS NÚMEROS NA UFES


Pesquisa mostra que maioria dos universitários tem acesso à internet em casa

  • 11.656 alunos da Ufes participaram da pesquisa, o que corresponde a 49,09% dos 23.744 estudantes de cursos presenciais de graduação e pós-graduação da universidade;
  • 11.219 (96%) dos alunos participantes disseram que possuem acesso à internet, enquanto 437 (4%) afirmaram não ter;
  • 10,29% afirmaram que a qualidade do sinal da internet é “muito boa” e 60,16% assinalaram que é “boa”;
  •  apenas 101 alunos (0,86%) alegaram não ter equipamentos em condições de uso em casa, como notebook, computador ou celular.

Imagem ilustrativa da imagem Maioria dos alunos da Ufes é contra aulas a distância
Jovem ao computador: pesquisa |  Foto: Arquivo/AT

Questionados se eram favoráveis à retomada do calendário 2020.1, utilizando atividades não presenciais, durante o isolamento social, 6.651 (57%) foram contra e 5.005 (43%), a favor.

Perguntados se consideram que o conteúdo estudado por meios online poderia ser avaliado no retorno das aulas presenciais, 12% responderam que “sim”; 45% disseram que “sim”, mas com a ressalva de que seria importante o professor revisá-los antes da avaliação. Outros 43% afirmaram que não poderia haver avaliação dos conteúdos.

> 41% acreditam que o ensino online prejudicaria o aprendizado; 36%, que afetaria parcialmente; e 23%, que não prejudicaria;
> 605 (5%) responderam que tiveram sintomas de coronavírus e 11.051 (95%) não tiveram.
> a pesquisa também ouviu 947 professores da instituição, o que corresponde a 53,86% do corpo docente. Sobre o ensino remoto, a maioria dos professores dos cursos de graduação é contra (509 contra 429), enquanto a maioria dos professores dos cursos de pós-graduação é a favor (253 contra 178).

Fonte: Ufes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: