X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Lysa, o cão-guia robô destaque na Espanha

Invenção da capixaba Neide Sellin é finalista em um prêmio internacional. Ideia surgiu quando ela era professora na Serra


Imagem ilustrativa da imagem Lysa, o cão-guia robô destaque na Espanha
Neide Sellin, idealizadora do cão-guia, conta que desenvolveu o projeto após conversar com uma aluna cega |  Foto: Douglas Schneider/AT

O primeiro cão-guia robô do mundo, chamado Lysa, é mais uma vez destaque internacional em tecnologia. 

A criação da professora capixaba Neide Sellin, que pretende ampliar a acessibilidade de pessoas cegas, é finalista do Prêmio Fundación MAPFRE à Inovação Social, da Espanha, na categoria Prevenção e Mobilidade.

“Espero conseguir mais visibilidade e apoio, para que a tecnologia seja implantada em outros lugares do mundo”, ressalta a professora, que é finalista em outros prêmios de empreendedorismo.

A idealizadora de Lysa e CEO da empresa VixSystem conta que a ideia do cão-guia robô surgiu em 2014 quando trabalhava em um projeto de robótica em uma escola municipal da Serra. 

“Tínhamos de fazer um cachorro robô e eu quis fazer algo que tivesse uma função social. Perguntei a uma aluna cega da escola sobre seus desafios diários. Comecei a desenvolvê-la com base nisso”.

Lysa começou a ser desenvolvida e produzida no Espírito Santo em 2018, e no final de 2021 teve início a sua implementação em escolas e shoppings. 

A versão atual do robô faz a detecção e o desvio de objetos através de uma câmera, informando ao usuário os obstáculos à sua frente. Em breve terá um mapeamento que funcionará como GPS.  

O engenheiro agrônomo Ícaro Klippel, de 28 anos, é deficiente visual e possui um cão-guia há três anos. Contudo, ele acredita que a nova tecnologia é uma opção para pessoas com deficiência visual que ainda não possuem um cão-guia. 

“Dentro de espaços como shopping e supermercados seria muito bacana. Vai melhorar muito a autonomia do deficiente visual. Abre caminhos para quem tem apenas a bengala para se locomover, facilitaria muito”, afirmou.  

O psicólogo e terapeuta comportamental André Zonta explica que a autonomia é uma parte crucial para  as pessoas com essa deficiência. 

“Quanto mais possibilidades de ir e vir com autonomia e independência, melhor será para elas. Afinal, isso contribui para desenvolver qualidade de vida e ao mesmo tempo permite possibilidades de socializar em outros espaços”.

Opções de mobilidade para cegos

O cão-guia robô é uma tecnologia utilizada para oferecer mais autonomia e segurança na mobilidade de pessoas cegas. Para o treinador de cães-guias, Alessandro Barbosa, a invenção Lysa trará mais opções ao deficiente visual. 

“O cão-guia robô é uma opção para quem é alérgico, por exemplo, ou para quem não gosta de animais. É muito bom ter mais opções de auxílio na mobilidade”. 

Já em relação ao animal, segundo o treinador, além da questão da mobilidade, o cão que funciona como guia para pessoas com deficiência visual cria laços emocionais importantes.

“Acredito que isso a tecnologia não possa suprir, apesar de ser uma nova ferramenta útil para essas pessoas”, pondera. 

De acordo com o psicólogo e terapeuta comportamental André Zonta, com mais opções de mobilidade, a pessoa com deficiência visual terá melhor qualidade de vida. Porém, acredita que além da implementação da nova tecnologia é preciso se respeitar as formas de locomoção já existentes para essas pessoas. 

“Por isso, é necessário que os espaços também possam se adaptar a isso, aceitando cada vez mais o cão-guia como parte da pessoa que transita nos ambientes”, explicou o psicólogo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: