Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Lua vai ser atingida hoje por toneladas de lixo espacial

O impacto deve abrir uma cratera de de 10 a 20 metros de diâmetro

Redação Tribuna Online, com informações do UOL | 04/03/2022 12:51 h

Lua vai ser atingida hoje por toneladas de lixo espacial
Lua vai ser atingida hoje por toneladas de lixo espacial |  Foto: Canva
 

Cerca de três toneladas de lixo espacial vai atingir a Lua nesta sexta-feira (04). Segundo especialistas, o material,  são restos de um foguete chinês, e cairá em solo lunar lunar a uma velocidade de 9.300 km/h. O impacto da colisão, cientistas  preveem a abertura de uma cratera de 10 a 20 metros de diâmetro.

O impacto está previsto para acontecer do "outro lado da lua", conhecido como o "lado oculto" e por isso, a colisão ficará de fora do alcance dos telescópios profissionais ou de astrônomos amadores. Por conta da falta de visibilidade do solo lunar nessa região, a confirmação da queda do foguete pode demorar algumas semanas. 

Segundo informações do UOL, até o momento ninguém assumiu a responsabilidade pelo material. Especulava-se que os destroços poderiam ser dos equipamentos da SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk. Entretanto foi descoberto que o lixo pertencia a um foguete que a China lançou há quase uma década, as autoridades do país não confirmam a autoria.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS