X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Litoral norte de SP têm falhas em sinal de telefone e internet após temporal

A região é atingida por chuva recorde desde sábado (18) e enfrenta alagamentos, enxurradas, e deslizamentos, que deixaram ao menos três pessoas mortas


Ouvir

Escute essa reportagem

Os moradores do litoral norte paulista enfrentam falhas no sinal de telefone e internet neste domingo (19). As redes da região sofrem com instabilidade causada por temporais, o que impõem ainda mais dificuldades à população.

A região é atingida por chuva recorde desde sábado (18) e enfrenta alagamentos, enxurradas, e deslizamentos, que deixaram ao menos três pessoas mortas e um rastro de extrema destruição. Uma criança de 7 anos morreu em um deslizamento de terra em Ubatuba (220 km de SP), uma mulher e um bebê de 9 meses morreram em São Sebastião (197 km de SP), que decretou estado de calamidade pública neste domingo (19).

De acordo com o governo do estado, em menos de 24 horas o acumulado de chuva ultrapassou os 600 mm em alguns pontos do litoral. As áreas mais atingidas estão entre Bertioga (683 mm) e São Sebastião (627 mm). Tais índices pluviométricos são dos maiores já registrados no país em curto período e em situação não decorrente de ciclone tropical.

Imagem ilustrativa da imagem Litoral norte de SP têm falhas em sinal de telefone e internet após temporal
Uma mulher e um bebê de 9 meses morreram em São Sebastião (197 km de SP) |  Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu um número recorde de chamadas para socorro --só para São Sebastião foram 481 solicitações. A Defesa Civil alertou para que evitem se deslocar para o litoral norte em razão da quantidade de interdições nas estradas.

A falta de comunicação atrapalha inclusive os atendimentos públicos. A Prefeitura de São Sebastião, por exemplo, divulgou que os Hospitais de Clínicas Centro e Sul estão com os canais de comunicação prejudicados, com perda de serviços de telefonia, devido às fortes chuvas.

Segundo a gestão municipal, a estrutura telefônica e de internet de outros setores da prefeitura estão funcionando, mas as operadoras de celular estão com problemas de transmissão e conexão.

As chamadas para o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) estão funcionando.

Para falar nas unidades dos hospitais de clínicas e na UPA foi disponibilizado o número (12) 99256-8062.

A operadora TIM confirmou que seus serviços passam por instabilidade na região por conta das chuvas. Segundo a empresa, as cidades mais afetadas são Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.

"Apesar da dificuldade de deslocamento na região, causada pela interdição de inúmeras vias, as equipes da TIM estão mobilizadas para restabelecer o serviço o mais rápido possível", reforçou a assessoria.

As fortes chuvas, segundo a Vivo, causaram um rompimento de cabo óptico em sua infraestrutura de rede, afetando a estabilidade de sinal de alguns clientes da região. A operadora afirmou que fará, no menor tempo possível, os reparos necessários, assim que os acessos aos locais, que estão no momento bloqueados por alagamentos e quedas de árvores, forem liberados.

A Folha acionou a Claro, que responde também pela NET, e aguarda posicionamento.

Leia mais

Bertioga registra maior temporal da história e cancela Carnaval

Sistema Nacional se reúne para discutir resposta coordenada às chuvas em SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: