Lipo a laser com menos dor e contra flacidez
Escute essa reportagem
Para quem precisa fazer lipoaspiração, que é uma cirurgia plástica voltada para a retirada de gordura do corpo, há novidade: já tem sido realizada no Estado o procedimento a laser, que proporciona menos dor no pós-operatório, recuperação mais rápida e ainda evita a flacidez da pele.
A lipoaspiração a laser, também chamada de lipo laser, utiliza ondas de laser que eliminam ou desprendem as células de gordura.
A técnica, indicada para pessoas que têm flacidez de pele, é feita somente por profissionais capacitados e deve ocorrer em hospital.
O laser atua como um acessório no procedimento, para dar mais qualidade. Primeiro, é feito um corte na pele para o laser – uma fibra ótica que corre por dentro de uma cânula – entrar. Em seguida, ele é passado no paciente e age “descolando” as células de gordura.
“Depois, fazemos a lipoaspiração normalmente, com a cânula aspirando a gordura. Em seguida, voltamos com o laser e o passamos em uma programação diferente, para estimular a retração da pele”, explicou o cirurgião plástico Fabricio Regiani.
O médico explicou que, no geral, há dois tipos de laser: um que destrói as células de gordura durante o procedimento e outro que é menos destrutivo, podendo utilizar o material para fazer enxertos.

A lipo laser permite a melhora na cicatrização da pele e a recuperação mais rápida do paciente, de acordo com o cirurgião plástico Eduardo Passamai.
“A paciente fica com menos edema, sente menos dor no pós-operatório, tem menos inchaço e sangramento”, destacou o médico.
Silhueta
Outro benefício da técnica é que ela proporciona um melhor contorno da silhueta, caso tenha uma musculatura que permita isso, de acordo com o cirurgião plástico Humberto Pinto.
“É uma evolução da medicina. Antigamente, as cânulas eram muito grossas, e ficavam depressões e irregularidades na pele. Com o tempo, as cânulas foram ficando cada vez mais finas e, agora, a última evolução é o laser, que evita a flacidez de pele e agride menos”.
Um dos riscos da técnica é o de causar queimaduras na pele, caso o laser fique parado por muito tempo em uma região. Entretanto, o médico ressaltou que quando o procedimento é feito com profissional habilitado, os riscos são mínimos.
Saiba mais
O que é a lipoaspiração a laser
A lipoaspiração a laser, também chamada de lipo laser, é uma cirurgia plástica voltada para a retirada de gordura do corpo, com auxílio de um laser no procedimento.
Primeiro, é feito um corte na pele para que o laser – uma fibra ótica que corre por dentro de uma cânula – possa entrar no corpo. Em seguida, ele é passado no paciente e age “descolando” as células de gordura.
Depois, a lipoaspiração é feita normalmente, com a cânula aspirando a gordura. Em seguida, o laser é passado novamente, para estimular a retração da pele e, assim, melhorar a cicatrização e evitar a flacidez.
A técnica, indicada para pessoas que têm flacidez de pele, é feita somente por profissionais capacitados e deve ocorrer em um hospital.
Benefícios da técnica
- Proporciona menos dor no pós-operatório, porque o laser leva a uma retração melhor da pele e auxilia na cicatrização dos cortes cirúrgicos.
- Permite uma recuperação mais rápida do paciente. Dependendo do tamanho da área da cirurgia realizada, o paciente pode ser liberado para o retorno das atividades entre três e quatro dias.
- Evita a flacidez da pele e pode proporcionar um melhor contorno da silhueta, conforme cada indivíduo.
Riscos do procedimento
- Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a lipoaspiração a laser também apresenta riscos ao paciente. Um deles é a queimadura de tecidos e da pele. Mas, os médicos garantem que os riscos são mínimos quando a cirurgia é feita por um profissional habilitado.
Diferenças da lipo laser para a lipoaspiração tradicional
- Ambas as lipoaspirações têm a mesma função: retirar a gordura do corpo por meio de cirurgia.
- A lipoaspiração tradicional utiliza uma cânula simples na região em que a gordura será retirada, e o cirurgião faz movimentos com o acessório para, aos poucos, aspirar a gordura.
- Já a lipoaspiração a lazer utiliza o auxílio do laser para, de forma mais moderna, retirar a gordura.
- Os cortes realizados nos dois procedimentos são do mesmo tamanho.
- O procedimento a laser é mais demorado que o tradicional. Mas, a recuperação do paciente ocorre de forma mais rápida.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários