X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Justiça autoriza cinco cidades a não decretarem bloqueio total


A Justiça Estadual decidiu que cinco cidades do Estado não sejam obrigadas a decretar “lockdown”, o bloqueio geral de funcionamento de comércio e livre circulação nas ruas.

Em ações, os juízes Miguel Maira Ruggieri Balazs, Evandro Coelho de Lima, Raphaela Borges Micheli e Frederico Ivens Mina atenderam pedido do Ministério Público Estadual e concederam tutela de urgência às cidades de Apiacá, Muqui, Iúna, Atílio Vivácqua e São José do Calçado.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça autoriza cinco cidades a não decretarem bloqueio total
Muqui, no Sul do Estado, por enquanto, está desobrigada de promover lockdown, o fechamento total do comércio |  Foto: Arquivo / AT

Na decisão, disseram que os municípios estão desobrigados de promover lockdown por orientação do Ministério Público Federal (MPF). A ação começou porque o MPF recomendou ao Estado e aos municípios do Sul que promovam o lockdown até que haja estabilização ou diminuição da curva de contaminação da Covid-19, em relação à disposição de leitos.

De acordo com o órgão federal, a medida seria necessária porque a situação, no Sul, “indica o iminente colapso do sistema”.

Segundo a procuradoria federal, o Estado respondeu à recomendação dizendo que “medida mais extrema de isolamento social é precipitada no presente momento”.

O Ministério Público Estadual, então, entrou com as ações. Nas decisões às quais A Tribuna teve acesso, os juízes lembraram que o Supremo Tribunal Federal (STF) já garantiu autonomia aos municípios para tratar localmente as melhores ações que julgaram para combater à pandemia.

Os textos dizem ainda que um “lockdown” causará severos danos ao comércio. Alguns trechos citam ainda que o MP-ES tem a “legitimidade ativa única e exclusiva para atuar no feito e defender os interesses coletivos relacionados à pandemia” e que o MPF possui “legitimidade passiva”.

Foi levado em consideração também o estágio em que as cidades se encontram no mapa de risco do governo – que só prevê lockdown com risco extremo.

O MPF esclareceu que fez uma “recomendação, e não determinação”. “Foi uma medida sugerida alternativamente, caso o Estado não tivesse condições de acolher os pacientes no sistema de saúde.”


SAIBA MAIS Municípios têm autonomia para decisões


O que é lockdown

  • Lockdown é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa fechamento total. Se o governador decretá-lo, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê para compra de alimentos, transporte de doentes ou serviços de segurança.

O que o MPF queria

  • O MPF recomendou ao governador e aos prefeitos dos municípios que integram a Região Sul (26) que promovam lockdown até que haja demonstração de estabilização ou diminuição da curva de contaminação.
  • De acordo com a recomendação, faz-se necessário o “lockdown” porque atualmente “são apenas 34 leitos de UTI para adultos em funcionamento (dos quais 28 estão ocupados), indicando iminente colapso do sistema público”.

O que o governo disse

  • O MPF disse que o Estado respondeu ao ofício dizendo que “medida mais extrema de isolamento social é precipitada no presente momento”.

O que dizem as ações

  • As decisões dos juízes, a partir de ação movida pelo MP-ES, determinam que 5 cidades (Apiacá, Muqui, Iúna, Atílio Vivacqua e São José do Calçado) não precisam seguir a recomendação do MPF-ES. Para isso, lembram que o Supremo Tribunal Federal já concedeu autonomia para os municípios decidirem suas ações.
  • Citam também prejuízos para o comércio, a gravidade da medida – que só devem ser tomada em última instância, e a matriz de risco do governo, que determina “lockdown” com 90% de ocupação de leitos de UTI e nas cidades de “risco extremo”, o que não é o caso de todas da região Sul.

Fontes: Justiça Estadual e MPF.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: