X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jovens buscam ensino técnico por melhores salários antes dos 20 anos

Cursos técnicos têm feito com que alunos entrem mais cedo no mercado de trabalho, aumentando chances de crescimento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jovens buscam ensino técnico por melhores salários antes dos 20 anos
Jessé Lourenço de Souza Caitano, 19 anos, conseguiu uma vaga de emprego fazendo análise de águas |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O  ensino técnico tem ganhado destaque no mercado de trabalho  e, com isso, está   se tornando uma opção atrativa para jovens que desejam construir uma carreira sólida e promissora.

 Com uma formação mais específica e  rápida,  os cursos técnicos permitem que os estudantes entrem mais cedo no mercado de trabalho, até mesmo antes dos 20 anos, aumentando suas chances de ascensão profissional.

Leia mais notícias de Cidades aqui

 A pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, do Itaú Educação e Trabalho, revelou que  profissionais com ensino técnico ganham, em média, 32% a mais do que aqueles que possuem apenas ensino médio, além de terem taxa de desemprego menor.

“Além de entrar no mercado de trabalho já com um salário melhor, esse jovem ainda tem projeção de carreira nas empresas melhor do que aquele aluno que faz o ensino médio regular”, destaca a gerente de Gestão de Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho,  Carla Chiamarelli.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a média salarial de quem tem curso técnico pode chegar até R$ 5 mil, como é o caso do técnico em Segurança do Trabalho e do técnico em Mecânica.

  Remuneração às vezes maior do que  o jovem que acaba de se formar na graduação,  como  observa o   conselheiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES), Cosme Peres. 

“Esses jovens estão entendendo a necessidade do mercado e buscando a qualificação. Eles  estão buscando, correndo atrás para aproveitar a boa onda do mercado de trabalho. Hoje, o técnico de Segurança do Trabalho  entra com um salário muitas vezes equivalente, ou até maior,  do que  um profissional graduado. E essa é uma área que tem surgido muita demanda”.   

A  psicóloga Gisélia Freitas, diretora de Cultura, Liderança e Diversidade do  Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), destaca ainda que a inserção de jovens com formação técnica no mercado de trabalho pode trazer benefícios  para as empresas e economia  também. 

 “Esses jovens tendem a trazer novos conhecimentos e perspectivas, além de estarem atualizados com as tendências e tecnologias mais recentes em suas áreas. Isso pode melhorar a eficiência dos processos nas empresas e ajudar a impulsionar a inovação”.

 “Estou  feliz com a minha escolha”

Com apenas 3 meses de formado no curso técnico em Química pelo Ifes, em Vila Velha,  o jovem Jessé Lourenço de Souza Caitano, 19 anos, conseguiu uma vaga de emprego fazendo análise de águas.

 “Não  sabia que ia me apaixonar tanto quando comecei a fazer o ensino técnico em Química. Esse tipo de formação abre muitas portas para o mercado de trabalho. Em pouco tempo consegui um emprego e há muitas vagas, principalmente na área  técnica de Química. Há muitas oportunidades! Estou muito feliz com a minha escolha”, conta.

Para ele, o curso técnico abre muitas portas no mercado de trabalho e ainda pode ser um passo para conquistar uma vaga de concurso público, por exemplo. “O curso técnico proporciona concorrer a vagas em várias áreas diferentes”.

De olho em  vaga na área de Segurança do Trabalho

Isabella Ferreira Nunes Machado, 18 anos, faz curso técnico em Segurança do Trabalho na EEEM Arnulpho Mattos, em Vitória. Faltam apenas 5 meses para terminar e ela já está de olho em algumas vagas. 

“Foi uma área que me indicaram muito, pelo histórico do mercado e que eu gostei muito, por isso  já estou procurando trabalhar na área. Resolvi fazer o curso técnico pelo leque que se abre após a conclusão do ensino médio. Com um curso técnico  já ganharia um salário muito bom”.


Os cursos mais procurados

1 Técnico em Segurança do Trabalho 

Profissionais da área de segurança do trabalho participam da elaboração e implementação de políticas de saúde e segurança do trabalho. Identificam  variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações  educativas na área de saúde e segurança do trabalho, além de integrar processos de negociação e investigar e analisar acidentes de trabalho e  medidas de prevenção e controle. 

2 Técnico em Mecânica

Esse profissional  elabora projetos de sistemas eletromecânicos, monta  e instala máquinas e equipamentos, planeja e realiza manutenção, além de desenvolver processos de fabricação e montagem; elabora documentação, realiza compras e vendas técnicas. Além de reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade. 

3 Técnico em Informática para Internet

Esse técnico pode atuar em empresas, indústrias, centros de pesquisas, escolas, entre outros setores. Ele pode planejar e documentar aplicações para web e dispositivos móveis. Desenvolver, montar projetos  e organizar elementos estruturais e visuais de aplicações para web e dispositivos móveis. Estruturar e implementar banco de dados para aplicações web, entre outras funções.  

4 Técnico de Enfermagem

Profissionais nessa área prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem-estar, administram medicamentos e desempenham  tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam  o  ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. O setor  passa por mudanças no piso salarial.    

5 Técnico em Administração

O  técnico em Administração pode executar atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de operações logísticas, de gestão  e finanças. Auxilia na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões.  Atuando na área de marketing, por exemplo, ele gerenciará as redes sociais da empresa, responderá às mensagens de clientes e criará estratégias de divulgação da marca.

6   Técnico em Análises Clínicas

O técnico em Análises Clínicas atua em laboratórios de análises clínicas, banco de sangue, hospitais, indústrias farmacêuticas, de cosméticos, alimentos e produção de reagentes para laboratórios. Participa da rotina operacional laboratorial de pré e pós-análise, realiza análises, exames e auxílio à pesquisa. 

7  Técnico em Edificações

 Os técnicos de edificações podem atuar em construtoras, empresas de projetos, obras,  material de construção, entre outros setores. Eles são responsáveis por desenvolver projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas, elaborar orçamentos de obras e serviços. Planejam a execução dos serviços de construção e manutenção predial, além de coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações em edificações, entre outras funções. 

8 Técnico em Logística

O técnico em Logística pode atuar em organizações públicas e privadas, atuando nas diversas cadeias de produção e em seus  desdobramentos.  Atua em diversos processos logísticos, como armazenagem, estoque, transporte e distribuição;  e  ainda trabalha no suporte com ferramentas de controles de estoque, podendo trabalhar tanto em áreas operacionais como em áreas de apoio estratégico e tático.

9 Técnico em Informática

O técnico em Informática está  habilitado para fazer sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Modelar, construir e realizar manutenção de banco de dados. Executar montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática. Realizar manutenção preventiva, entre outras funções.  Pode atuar como profissional autônomos,  em empresas de desenvolvimento de sistemas, empresas de consultoria ou de soluções em análise de dados, entre outros. 

 10  Técnico em Rede de computadores

Entre as funções desse profissional  estão a instalação, configuração e atendimento de problemas relacionados a produtos que se conectam em redes domésticas e corporativas, a  Internet das Coisas (IOT). Além de prestar assistência técnica e orientar usuários quanto à utilização dos recursos de rede. Esse técnico pode atuar  prestando serviços, provedores de acesso a redes, pode trabalhar em instituições educacionais na modalidade EaD, empresas públicas e privadas, entre outros.  

11 Técnico em Petróleo e Gás

O Técnico em Petróleo e Gás é  habilitado a operar, controlar, coordenar e monitorar processos de produção e  refino de petróleo e gás. Realizar amostragens e caracterizações de petróleo, gás natural e derivados, ainda analisar dados estatísticos do processo produtivo e interpretar laudos de análises químicas e outras funções. 

 12 Técnico em Radiologia

Esse profissional está habilitado a aplicar, sob a supervisão de profissionais de nível superior, técnicas de proteção radiológica e de biossegurança, realizar exames de radiodiagnóstico e outros. Para a atuação,  é  fundamental conhecimentos  relacionados à anatomia e fisiologia humana, entre outras funções.  

13 Técnico em Automação Industrial

O técnico em Automação Industrial está habilitado para desenvolver e integrar soluções para sistemas de automação visando à medição e ao controle de variáveis em processos industriais, além de executar procedimentos de controle de qualidade, operação e gestão de sistemas automatizados e controle de processos.

 14 Técnico em Química

O curso técnico em Química oferece diversas possibilidades de ingresso nas indústrias, seja atuando em processos industriais de transformação de matérias-primas, no desenvolvimento de novos produtos ou em laboratórios, com análises de substâncias e controle de qualidade de produtos.  

 15 Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Esse profissional exerce funções como a administração do sistema de banco de dados, desenvolvimento de software, programação de rotinas de sistema utilizando linguagens e técnicas de programação, programação de sistemas para desktop e para web, entre outras atividades. Tem a habilidade de  processos de planejamento e execução de projetos computacionais de forma a garantir a entrega de produtos digitais, análise de softwares, testagem de protótipos, de acordo com suas finalidades.

Fonte: Instituições consultadas, Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, CCAGED e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: