X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Javali aparece nas ruas e assusta moradores de bairro da Serra

Medo de quem mora na região é de ser atacado pelo animal


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Javali aparece nas ruas e assusta moradores de bairro da Serra
Javali pelas ruas de Costa Bela |  Foto: Reprodução TV Tribuna

Um javali apareceu pelas ruas do bairro Costa Bela, na Serra, e deixou moradores preocupados. O medo de quem mora na região é de ser atacado pelo animal, que não é uma espécie natural do Brasil. 

A reportagem da TV Tribuna foi ao bairro e ouviu moradores. A líder comunitária Daniele Curty afirma que a região tem creche e teme que o animal pode atacar as crianças. "A quantidade de crianças que temos aqui é muito grande", disse ela. 

Moradores gravaram vídeos do javali andando pelas ruas do bairro. Nas imagens, o animal aparece acompanhado de filhotes.

O integrante do Instituto Brasileiro Fauna e Flora, Claudiney Rocha, destaca que o javali é um animal exótico, ou seja, não é natural do Brasil. Essa espécie é comum em países da África, Ásia e também na Europa.

"É um animal perigoso para a população e para a fauna local. Por se tratar de animal exótico, é proibida a introdução desse animal no Brasil. É um animal de potencial invasor, não tem predador natural no Brasil. A única forma é através da caça que, no Espírito Santo, não é permitida também", afirmou o especialista. 

Durante a gravação da reportagem, um homem se apresentou e disse que era o dono do javali. O comerciante João José Viana relatou que, na verdade, o animal é uma javalina, fêmea do javali. 

"Sou o dono, ela fugiu lá de casa. Ela criou, abandonou a casa, trouxe os filhos para o mato, fiquei uns sete dias caçando e eu não achava", revelou ele.

O comerciante disse que o animal é manso e ainda tem o costume de alimentá-la. No entanto, segundo ele, o bicho é uma mistura de javali com porco, sendo "70% porco e 30% javali", nas contas dele. 

"Já foi cruzada com porco normal. Quem vai pegar um javali? Javali é na selva. Não tem selva aqui. As pessoas falam que é javali, mas você não chega perto de um javali", rebateu. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: