Javali aparece nas ruas e assusta moradores de bairro da Serra
Medo de quem mora na região é de ser atacado pelo animal
Escute essa reportagem
Um javali apareceu pelas ruas do bairro Costa Bela, na Serra, e deixou moradores preocupados. O medo de quem mora na região é de ser atacado pelo animal, que não é uma espécie natural do Brasil.
A reportagem da TV Tribuna foi ao bairro e ouviu moradores. A líder comunitária Daniele Curty afirma que a região tem creche e teme que o animal pode atacar as crianças. "A quantidade de crianças que temos aqui é muito grande", disse ela.
Moradores gravaram vídeos do javali andando pelas ruas do bairro. Nas imagens, o animal aparece acompanhado de filhotes.
O integrante do Instituto Brasileiro Fauna e Flora, Claudiney Rocha, destaca que o javali é um animal exótico, ou seja, não é natural do Brasil. Essa espécie é comum em países da África, Ásia e também na Europa.
"É um animal perigoso para a população e para a fauna local. Por se tratar de animal exótico, é proibida a introdução desse animal no Brasil. É um animal de potencial invasor, não tem predador natural no Brasil. A única forma é através da caça que, no Espírito Santo, não é permitida também", afirmou o especialista.
Durante a gravação da reportagem, um homem se apresentou e disse que era o dono do javali. O comerciante João José Viana relatou que, na verdade, o animal é uma javalina, fêmea do javali.
"Sou o dono, ela fugiu lá de casa. Ela criou, abandonou a casa, trouxe os filhos para o mato, fiquei uns sete dias caçando e eu não achava", revelou ele.
O comerciante disse que o animal é manso e ainda tem o costume de alimentá-la. No entanto, segundo ele, o bicho é uma mistura de javali com porco, sendo "70% porco e 30% javali", nas contas dele.
"Já foi cruzada com porco normal. Quem vai pegar um javali? Javali é na selva. Não tem selva aqui. As pessoas falam que é javali, mas você não chega perto de um javali", rebateu.
Comentários