X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Interdição de ruas para impedir bloco clandestino


Imagem ilustrativa da imagem Interdição de ruas para impedir bloco clandestino
Pré-Carnaval não autorizado reuniu mais de 10 mil pessoas, na Praia do Canto, e terminou em brigas e prisões |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

Três ruas da Praia do Canto serão interditadas no próximo sábado para impedir a realização de um bloco clandestino marcado para acontecer na região do Triângulo das Bermudas, em Vitória.

No último sábado, a região foi palco de uma festa pré-Carnaval que reuniu 10 mil pessoas e terminou em pancadaria, prisões e apreensão de drogas e arma.

O convite para o novo evento, chamado Bloco da Laranjada, já circula nas redes sociais. A festa não tem autorização da Prefeitura de Vitória.

A interdição vai acontecer nas ruas Viva, Selimo Vieira Gomes e Manoel Gonçalves Carneiro, nas intermediações do supermercado São José, onde ocorreu a concentração de pessoas na semana passada.

A partir das 12 horas de sábado, vendedores ambulantes e veículos estarão proibidos de circular pela região, de acordo com o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira. As vias só serão liberadas quando a equipe de fiscalização achar necessário.

“Somente comerciantes e moradores poderão acessar as ruas, mas para isso terão de comprovar que trabalham ou moram na região. Essa interdição vai permitir o controle dos ambulantes e dos carros que levam caixa de som, o que favorece a desordem”, afirmou.

Guardas municipais vão contar com o apoio da Polícia Militar e estarão distribuídos na entrada das ruas para fazer o bloqueio. A circulação de pessoas, no entanto, não será proibida.

“Não podemos coibir a reunião de pessoas. É um direito constitucional: o direito de ir e vir. Nossa estratégia é para minimizar o transtorno, inviabilizando o evento ao retirar som e bebida”, ressaltou Calheira.

O efetivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar também será reforçado, mas o secretário não revelou o número.

“Vamos precisar dividir o efetivo, pois nesse mesmo dia teremos dois blocos autorizados (um em Jardim da Penha e outro na Gurigica). A nossa orientação é para que as pessoas frequentem apenas os blocos autorizados, pois o outro (da Praia do Canto) é um ambiente perigoso”, alertou Calheira.

A prefeitura também pediu apoio do Conselho Tutelar para identificar o consumo de bebida alcoólica por menores de idade. O Procon também estará presente para fazer esse tipo de fiscalização com o comércio da região.

Pedido por Tropa Especial da PM

Imagem ilustrativa da imagem Interdição de ruas para impedir bloco clandestino
Armando Fontoura: “Se o evento não é autorizado, queremos que seja garantida a não realização dele” |  Foto: Leone Iglesias / AT

Moradores e donos de bares da Praia do Canto querem a presença da tropa especial da Polícia Militar na região do Triângulo das Bermudas. O objetivo é impedir a realização do bloco clandestino marcado para o próximo sábado e garantir a segurança na região.

Para conseguir o policiamento ostensivo, um ofício foi protocolado ontem na Secretaria de Segurança Pública (Sesp) pedindo a presença da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp), o antigo BME.

Com a presença da polícia, os comerciantes esperam abrir seus estabelecimentos normalmente no próximo sábado. No evento da semana passada, eles fecharam as portas para evitar tumulto e vandalismo, o que causou prejuízo.

“Como o movimento virtual (convocando o evento) ainda não foi paralisado, vamos agir de forma preventiva. Para evitar que o problema se repita, achamos prudente nos antecipar e solicitar o apoio das instituições competentes”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes (Sindbares), Rodrigo Vervloet.

Para o representante do Movimento Praia do Canto Merece Mais, Armando Fontoura, essa será a forma mais efetiva para prevenir o problema. “A delinquência do último final de semana é prova disso. A omissão deixou o bairro sitiado, e novas omissões não serão toleradas. Se o evento não é autorizado, queremos que seja garantida a não realização dele”, afirmou.


Entenda o caso


Bloco clandestino

  • Uma festa chamada Bloco da Laranjada está marcada para acontecer no próximo sábado, a partir das 14h, no Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.
  • O evento não tem autorização da Prefeitura de Vitória. A orientação da prefeitura é para que as pessoas não participem do evento, considerado “ambiente perigoso” pela Secretaria de Segurança Urbana.
  • No último sábado, a região foi palco de uma festa pré-Carnaval que reuniu 10 mil pessoas e terminou em pancadaria, prisões e apreensão de drogas e arma.

Interdição

  • Três ruas da Praia do Canto serão interditadas a partir das 12h: Viva, Selimo Vieira Gomes e Manoel Gonçalves Carneiro.
  • As vias só serão liberadas quando a equipe de fiscalização achar necessário.
  • Veículos e vendedores ambulantes estarão proibidos de circular pela região. Somente comerciantes e moradores poderão acessar as ruas, mas terão de comprovar que trabalham ou moram na região.
  • A Guarda Municipal e a Polícia Militar vão atuar nos bloqueios.
  • Foto: Prefeitura de Vitória e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: