Instituto do ES abre seleção para formar jovens mulheres na área de tecnologia
Instituto abre vagas para 30 jovens pretas, pardas e indígenas, que vão ganhar formação gratuita para entrar no mercado de trabalho
Escute essa reportagem

As mulheres têm se interessado cada vez mais pelo universo da Tecnologia de Informação (TI), área em grande expansão no Brasil.
Nos últimos cinco anos, o número de mulheres trabalhando com tecnologia aumentou 60%, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No entanto, essa presença ainda é pequena se comparada a dos homens. E o número é ainda menor quando se trata de mulheres negras. Elas são apenas 11,6% do total da participação feminina.
Para mudar essa realidade, o Instituto Oportunidade Brasil (IOB), que atua no Espírito Santo, está com seleção aberta para o “Menina Tech”. Através do programa, 30 jovens com identidades femininas pretas, pardas e indígenas e que vivem em vulnerabilidade social – com idade entre 18 e 29 anos e ensino médio completo – vão ganhar formação gratuita de TI com preparação para inserção no mercado de trabalho.
“A área de TI hoje é formada majoritariamente por homens brancos de classe média. São cursos normalmente caros e que pessoas de classe baixa têm dificuldade de ter acesso. A ideia é fazer a inserção dessas jovens no mercado de trabalho através da área de TI, que tem quantidade enorme de vagas abertas”, explica Verônica Lopes, diretora do instituto.
Além do curso técnico com duração de um ano, as jovens selecionadas vão passar por aulas de inglês e vão receber atendimento psicossocial. “Fazemos um trabalho de empoderamento cultural para que elas, quando chegarem ao mercado de trabalho, consigam se adaptar melhor”, explica Verônica.
A diretora do Instituto Oportunidade Brasil ainda tranquiliza as jovens que têm receio de entrar na área de Tecnologia de Informação por conta do uso da matemática.
“Os estudantes chegam aqui com muita vontade de aprender, de mudar suas realidades, mas também assustados porque a parte de programação provoca medo neles. Mas a gente vai intercalando prática e teoria para que eles não sintam tanto. Tempos depois muitos falam que já conseguem se ver na área de TI”.
Fazendo a diferença

Elas criam aplicativos
Letícia de França e Stephany Batista, ambas com 17 anos, são estudantes do Instituto Oportunidade Brasil (IOB) e comemoram as experiências que estão tendo na área da Tecnologia de Informação (TI).
“No nosso curso, aprendemos a fazer aplicativos para celular, e a atividade final é justamente a criação de um aplicativo para a nossa comunidade. É incrível ver que a gente está fazendo a diferença. Sem contar que a tecnologia abrange muitas áreas. Esta é uma porta de entrada”, afirma Stephany.
Leia mais
Senado decide se síndrome será considerada deficiência
Golpe do falso médico para enganar famílias de pacientes
Saiba mais
“Meninas Tech”
Objetivo: programa de formação gratuita na área de Tecnologia de Informação (TI) com preparação para o mercado de trabalho.
A realização é do Instituto Oportunidade Brasil (IOB), com financiamento do Fundo Baobá e parceria do Senai e da TecVitória.
Inscrições até quarta-feira, através do site linktr.ee/institutooportunidadebrasil.
Processo seletivo com prova objetiva, entrevista e avaliação psicológica.
Informações: (27) 99299-0852.
Público-alvo
30 jovens serão selecionadas para a primeira turma totalmente feminina de formação em TI do Instituto Oportunidade Brasil.
Podem se inscrever identidades femininas negras (pretas e pardas) e/ou indígenas, com idade entre 18 e 29 anos e ensino médio completo.
A jovem ainda deve ter renda inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo e meio por membro familiar, ser moradora do Espírito Santo, e deverá residir na Grande Vitória no período do curso, pois as aulas são presenciais.
Curso
É um curso de qualificação profissional com duração de 12 meses.
A formação tem um escopo amplo: além do conhecimento técnico, as jovens vão ter aulas de inglês e de reforço escolar; mentoria e trilha de carreira; e até atividades culturais.
As alunas também receberão vale-transporte e bolsa-auxílio.
Através da parceria com a TecVitória e o Base 27, será feito o encaminhamento das jovens para o mercado trabalho.
Fonte: Instituto Oportunidade Brasil
Leia mais
Descongestionante pode viciar e causar hipertensão
Ufes suspende aulas de 13 cursos por falta de água nesta segunda
Comentários