X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

INSS começa a entregar documentos via drive-thru na segunda-feira


Imagem ilustrativa da imagem INSS começa a entregar documentos via drive-thru na segunda-feira
Prédio do INSS: medida provisória |  Foto: Dayana Souza/AT

Com o atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda suspenso, os segurados que aguardam na fila para concessão de benefícios poderão entregar documentos pendentes em todas as 28 agências do Espírito Santo, em uma espécie de “drive-thru”, para destravar a análise da solicitação.

No fim de julho, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia adiou para o próximo dia 24 o retorno do atendimento presencial nas agências do INSS, que abrirão inicialmente para segurados com horário agendado previamente pelos canais remotos.

Enquanto o atendimento não é retomado, segurados que forem notificados de pendências poderão entregar documentos em urnas instaladas nas agências, por meio do projeto “Exigências Expressa”. O modelo começou a ser utilizado em julho em algumas agências capixabas, e agora foi ampliado para todas unidades.

“Funciona semelhante a um 'drive-thru'. O segurado coloca a cópia da documentação em um envelope e deixa na caixa, disponível na porta da agência. Não há contato físico, o que garante a segurança nesse tempo de pandemia”, explicou a gerente da agência do INSS em Vitória, Melânia Marques.

Para entregar o documento, o segurado precisa antes agendar a entrega, por meio do telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS. A documentação poderá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Dentro do envelope, além da documentação solicitada na exigência, deve haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação), além de uma declaração de próprio punho, assinada pelo segurado, se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.

As cópias devem estar legíveis e sem rasuras, e não é emitido nenhum protocolo de entrega, já que não há contato físico.

O INSS alertou que a Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Neste caso, a documentação deve ser enviada pelo site ou aplicativo.

Os canais digitais (site e aplicativo) continuam recebendo exigências dos demais benefícios, onde também está disponível o acompanhamento da análise.

Cópias legíveis, identidade e declaração

Exigência Expressa

  • O inss passou a receber documentos faltantes para destravar a análise de benefícios como a aposentadoria em todas as 28 agências no Espírito Santo.
  • A documentação poderá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h, em urnas instaladas na entrada das agências.
  • É preciso agendar com antecedência a entrega, ligando para o número 135, acessando o site www.inss.gov.br/meuinss ou aplicativo Meu INSS.
  • A entrega expressa de documentos não se aplica aos pedidos de antecipação de auxílio-doença.

Envelope

  • Os documentos para entrega expressa devem ser cópias legíveis, além de cópia de um documento de identidade com foto e declaração de veracidade do segurado.

Retorno do atendimento

  • O atendimento presencial nas agências do INSS está previsto para ser retomado no próximo dia 24.
  • Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial (seis horas) e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).
  • Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como perícia médica, avaliação social e cumprimento de exigência, entre outros.
Fonte: INSS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: