X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ilha de Guarapari vai ter espaço para camping


Acampar em uma ilha deserta tendo a possibilidade de ver o nascer e o pôr do sol será realidade em Guarapari. Reconhecido por possuir grande diversidade de peixes, o arquipélago das Três Ilhas, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, terá área para camping com banheiro e espaço adequado para preparação de alimentos e até para fogueiras.

Imagem ilustrativa da imagem Ilha de Guarapari vai ter espaço para camping
A coordenadora escolar Beatriz Rocha disse que está surpresa com o lugar e pretende acampar por lá |  Foto: Jonathan Travesani/ divulgação

O local será liberado para acampamento, após a conclusão do plano de uso público, que está sendo elaborado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

“Teremos local adequado, banheiro para evitar a poluição, local adequado para preparo de comida e as áreas autorizadas para fogueira sem risco de gerar incêndio, além de número restrito de barracas e pessoas, para não causar impacto”, esclareceu a bióloga do Iema e coordenadora das ações marinhas da APA de Setiba, Sandra Ribeiro.

A ideia, segundo ela, é liberar o acampamento através de um sistema de agendamento. O plano de uso público está sendo construído através de pesquisas elaboradas pelo Iema e quatro voluntários do Paraná, São Paulo e Pernambuco, desde o começo do mês de janeiro.

“São dois meses de pesquisa, que vão até o final do mês de fevereiro. Mas a pesquisa deve acontecer na baixa temporada também, para termos um parâmetro do que acontece. O plano será montado pelo Iema, com participação de conselhos públicos voltados ao meio ambiente”, disse a bióloga.

“Nesse primeiro momento, estamos mapeando como acontece o turismo lá, para poder fazer com que esse turismo seja mais sustentável e tenha um foco de ecoturismo, que é o objetivo da criação da unidade”, completou Sandra.

A coordenadora escolar Beatriz Rocha, de 26 anos, disse que está encantada com o lugar.
“É um lugar lindo, que nos traz paz. O contato com a natureza, com o mar, com o verde é diferente. É como se você tivesse longe de todos os problemas do dia a dia. Será muito legal poder acampar e ver o nascer e o pôr do sol, dormir com o brilho da lua”, afirmou.

Diversidade encanta pesquisadora

Encantada com o que viu nas profundezas do mar de Guarapari, voluntária na pesquisa, a bióloga Bruna Buzatto, 32, de São José do Rio Preto, São Paulo, disse que já mergulhou em Fernando de Noronha e Abrolhos, mas nunca viu nada parecido com Guarapari.
“Aqui encontrei vários peixes que nunca tinha visto. Aqui tem lula, vários tipos de estrelas, não vimos cavalo-marinho, mas foi catalogado, e várias outras espécies que a gente não vê outro lugar”, disse Bruna.

Imagem ilustrativa da imagem Ilha de Guarapari vai ter espaço para camping
arquipélago das Três Ilhas é a parte mais importante da APA de Setiba, e já está fechada para pesca |  Foto: IEMA / Divulgação

Ela completa. “Essa abundância de peixes acaba sendo maior, porque a área é protegida há muito mais tempo. São 30 anos de criação do parque e a busca de conservação. Com essa busca de remanejar o uso público, a diversidade pode ser ainda maior”.

Para Bruna, o turismo de mergulho pode ser amplamente explorado no local, e atrair pessoas do mundo inteiro. “Noronha é um turismo de elite, Abrolhos é mais distante, com três horas para ir e três horas para voltar, e por isso dificulta um pouco o turismo. E Guarapari pode se transformar em uma referência, pela proximidade, já que é apenas uma hora de navegação, e tem tudo”, enaltece.

Durante as pesquisas, os voluntários detectaram que algumas espécies de peixes desapareceram ao longo do tempo, devido à pesca desordenada. Em busca de preservar todas as espécies, uma área das ilhas será fechada para funcionar como um criadouro natural.
O arquipélago das Três Ilhas é a parte mais importante da APA de Setiba, e já está fechada para pesca.

Voluntários

Imagem ilustrativa da imagem Ilha de Guarapari vai ter espaço para camping
Os voluntários são Giuliani Manfredini, 21 anos, estudante de oceanografia (Paraná); Rodrigo Carvalho, 24, biólogo (São Paulo); Maria Clara Silva, 22, estudante de ciências biológicas (Pernambuco); e Bruna Buzzato, 32, bióloga (São Paulo). |  Foto: Roberta Bourguignon

Os voluntários para o estudo foram selecionados por meio de um edital do Iema, que visa à elaboração do plano de uso público da APA de Setiba, em Guarapari. Os voluntários são Giuliani Manfredini, 21 anos, estudante de oceanografia (Paraná); Rodrigo Carvalho, 24, biólogo (SP); Maria Clara Silva, 22, estudante de ciências biológicas (Pernambuco); e Bruna Buzzato, 32, bióloga (São Paulo). A pesquisa é coordenada pela bióloga do Iema Sandra Ribeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: