Igreja vai reabrir 1.200 templos no Estado
Escute essa reportagem
A pandemia de Covid-19 mudou muitos hábitos, até mesmo a forma de cultos. Todas as igrejas tiveram de modificar suas celebrações e passaram a adotar a transmissão online.

Passados alguns meses e com a adoção de medidas para evitar a contaminação, diversas igrejas evangélicas voltaram com seus cultos presenciais e outras começam a retornar agora, como é o caso da Igreja Cristã Maranata.
Após cinco meses com todas as atividades de forma online, a Maranata retorna no próximo sábado com os cultos presenciais, reabrindo aproximadamente 1.200 templos no Estado.
De acordo com o pastor Josias Júnior, gerente de Comunicação da Maranata, a programação seguirá um modelo misto, mesclando celebrações presenciais e online. “Nós nos adequamos a todas as regras estipuladas pelas autoridades de saúde”, afirma.
“As igrejas estão autorizadas a retornar, desde que cumpram 100% das determinações estabelecidas pelas autoridades de saúde”.
O pastor destaca que, a princípio, a abertura dos templos acontecerá aos sábados e domingos, às 19 horas; e às quartas e quintas-feiras, às 19h30. As celebrações terão duração máxima de 30 minutos. As escolas bíblicas, aos domingos, permanecem de forma online.
“Vamos continuar produzindo diariamente cultos online, mesmo com a reabertura, voltados para crianças, idosos e pessoas de grupos de risco, para os quais não é recomendada a presença no culto”.
Na Maranata da Praia da Costa, em Vila Velha, o templo está sendo preparado pela equipe, com a ajuda de diáconos, como Jerônimo Henrique Silva, para receber os fiéis com medidas de segurança.
Um dos pastores da igreja, Douglas Spanghero pontuou que haverá tapetes sanitizantes nas portas de entrada, além de recipientes com álcool e aferição de temperatura dos fiéis.
Na Igreja Católica, o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, listou diversas recomendações, no final de junho, para a volta das missas presenciais, de acordo com a organização de cada paróquia.
SAIBA MAIS
Regras e orientações
> A igreja Cristã Maranata retorna no próximo sábado com os cultos presenciais, reabrindo aproximadamente 1.200 templos no Estado.
> A princípio, a abertura acontecerá aos sábados e domingos, às 19 horas; e às quartas e quintas, às 19h30. As celebrações terão duração máxima de 30 minutos. As escolas bíblicas, aos domingos, permanecem somente de forma online.
> As celebrações online continuam.
> É obrigatório o uso de máscara e haverá aferição de temperatura de todos que forem ao templo.
> Os participantes devem seguir a recomendação de distanciamento mínimo, de um metro e meio.
> A igreja recomenda que crianças, idosos e pessoas de grupos de risco para Covid-19 (ou que moram com pessoas desses grupos) não devem se expor ao modelo presencial.
Outras igrejas
> Diversas igrejas evangélicas já retomaram seus cultos presenciais, adotando as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
> Já na igreja Católica, o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, listou, em junho, diversas recomendações para a volta das missas presenciais.
Fonte: Instituições consultadas.
Comentários