Igreja Católica quer atrair mais jovens em 2026
Foi o que afirmou o arcebispo de Vitória, dom Ângelo Ademir Mezzari, durante a tradicional mensagem de Natal e Ano Novo da arquidiocese
A Igreja Católica tem uma meta para 2026, de acordo com o arcebispo da Arquidiocese de Vitória, dom Ângelo Ademir Mezzari: se aproximar mais dos jovens!
Dom Ângelo afirmou que, no próximo ano, a Igreja vai mudar suas orientações para conquistar esse objetivo.
“Vai ser aprovado um documento na Assembleia dos Bispos, em abril, em Aparecida, onde serão dadas novas orientações para a gente poder chegar mais próximo dos jovens. Mas é também um campo bastante desafiador”, explicou dom Ângelo durante entrevista para falar sua mensagem de Natal e Ano Novo à população.
“Quero desejar um feliz e santo Natal, um próspero Ano Novo, um 2026 também de muita paz e de muita esperança. No Espírito Santo há um grande sentido natalino, fundamentado naquela que é a grande mensagem da noite santa do Natal, o nascimento de Jesus e o anúncio da paz, que inclusive será o tema do ano que vem da Festa da Penha”.
No último dia 17, o arcebispo anunciou transferências e nomeações nas paróquias para 2026. Entre outras mudanças está a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santos Dumont, Vila Velha.
Dom Ângelo afirmou que as funções e responsabilidades mais diretas da arquidiocese estão sendo reorganizadas. “Provavelmente no ano que vem teremos também mudanças do ponto de vista organizativo, operacional, buscando dar respostas, melhorias também do fluxo, da informação, da nossa organização, que já é muito boa”.
No próximo domingo, uma procissão vai marcar a conclusão do Jubileu da Esperança, inaugurado pelo papa Francisco, em 2024, e continuado pelo Papa Leão XIV.
“Será a partir das 16 horas, com uma breve procissão da Igreja de São Gonçalo até a Catedral de Vitória, onde será celebrada missa às 17h. Nós convocamos todas as paróquias e comunidades”, disse.
O Jubileu da Esperança, o Ano Santo de 2025, é um período de perdão, cura e esperança para toda a humanidade.
Nomeado arcebispo em dezembro de 2024 pelo papa Francisco, Dom Ângelo assumiu oficialmente a arquidiocese de Vitória em fevereiro deste ano. Desde então, já visitou 90 das 92 paróquias.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários